Conhecido como “Dr. Catástrofe”, Nouriel Roubini é um dos críticos mais ferozes das criptomoedas. Na mais nova ofensiva contra a tecnologia, Roubini afirmou que o “Bitcoin nunca será um ouro” como reserva de valor.
A resposta foi dada em uma entrevista para Michele Nakori, apresentadora do Kitco News. Roubini, que ganhou fama ao prever a crise financeira de 2008, é um crítico do dólar e da condução das políticas monetárias praticadas pelo FED.
Dessa forma, o lendário visionário da economia afirmou em sua entrevista que o dólar até pode perder sua força no mundo, com parceiros estratégicos dos Estados Unidos comprando cada vez mais ouro para se proteger.
“O dólar corre risco de perder seu poder porque é usado como uma ferramenta de política externa. É por isso que os rivais estratégicos dos EUA estão se afastando dele…”, disse.
The #dollar is at risk of losing its power because it's used as a foreign policy tool. This is why U.S. strategic rivals are moving away from it and into #gold, which cannot be "seized," @Nouriel tells @MichelleMakori | Watch more: https://t.co/UBcF7xhPq7 | @KitcoNewsNOW $gold |
— Kitco NEWS (@KitcoNewsNOW) May 10, 2021
Roubini volta a falar de Bitcoin em comparação com ouro: “é inútil”
Nouriel Roubini falou sobre sua visão na economia, afetada pela atual crise econômica. Quando a pandemia começou, vários países começaram a imprimir dinheiro, levando a temores em todo o mundo.
A alta liquidez proporcionada pela impressão de dinheiro, criado sem lastro em ativos, elevou o preço de muitos produtos e serviços. Um deles é o Bitcoin, que acabou sendo uma opção de vários investidores para se defender das incertezas na economia global.
No entanto, Roubini acredita que o ouro ainda é o melhor ativo para proteção de capital, a ser considerado como reserva de valor. O professor e economista acredita até que países aumentam suas reservas do metal, com o dólar sendo considerado uma moeda perigosa.
Questionado em uma entrevista recente se o Bitcoin agiria como o ouro na proteção de patrimônio, o “Dr. Catástrofe” afirmou que as criptomoedas nunca serão de confiança como os metais.
“O Bitcoin não tem benefícios, usuários e nem mesmo um método de pagamento. Também não é uma reserva de valor estável; é inútil”, atacou Roubini.
Ele afirmou até que em uma eventual crise monetária e na inflação, o Bitcoin tenderia a cair mais do que outros ativos.
Para ele, o Bitcoin é uma bolha que vai estourar em breven, assim como o fez em 2018, e regulações duras deveriam ser criadas para combater essa tecnologia, que facilita muitos crimes hoje, na visão do crítico.
Criptomoedas estatais seriam a solução para o problema
Se o Bitcoin é uma bolha que não funciona e o dólar está fraco, após a imensa impressão de dinheiro, o ouro seria uma ótima solução, segundo Nouriel Roubini. No entanto, as criptomoedas estatais também poderiam ser importantes para resolver as instabilidades na economia, disse ele.
De acordo com Roubini, bancos centrais no mundo todo estão pesquisando formas para se criar esses meios de pagamento, com a China sendo o primeiro país a conseguir. Dessa forma, as “criptomoedas fiduciárias”, também chamadas de CBDC, seriam importantes.
Perguntado se o dólar perderá o poder de moeda reserva mundial, Roubini respondeu que não acredita na hipótese, pelo menos no curto prazo.