Com o mercado de NFTs ainda “fazendo bastante barulho”, diferentes empresas continuam apostando na ideia. Um dos grandes nomes que estão desenvolvendo tokens não fungíveis é o SBT, um dos maiores canais do Brasil, que decidiu a ser a primeira emissora do país a entrar no mercado de tokens e vender criptoartes.
De acordo com o site Making Of o SBT desenvolveu uma série de quatro NFTs com o objetivo de preservar e homenagear algumas das imagens mais icônicas do apresentador e criador do SBT, Silvio Santos.
As imagens são de momentos icônicos do apresentador em atrações da emissora. Os quatro NFTs contam com momentos em “Onde Tudo Começou” de 1981, “De casa nova” de 1996, “Topa Tudo por Dinheiro” de 1992 e o “Teleton” em 1998. Um dos NFTs é a cena em que Silvio Santos cai em uma piscina durante o programa Topa Tudo por Dinheiro.
Os NFTs estão sendo vendidos na InspireIP através de lances feitos com a criptomoeda MATIC. Cada imagem está sendo vendida por cerca de US$ 11.11 USD em MATIC, cerca de R$ 57, com um aumento após cada lance e cada compra.
O sistema de compras não é tão simples como outras plataformas que tentam alcançar o público geral.
Para participar dos leilões é necessário ter uma conta na Metamask e entender pelo menos um pouco sobre como esse setor funciona e até mesmo comprando MATIC através do mercado de DeFi.
A notícia do leilão conta até mesmo com um tutorial para quem quer participar das compras das imagens e como passar pelo sistema de KYC, definitivamente algo que não é comum para pessoas que possam ser fãs da rede de televisão e com certeza é uma grande barreira para compradores.
De acordo com as informações no marketplace cada imagem terá apenas um único NFT, “valorizando consideravelmente cada cópia”, caso haja interesse em comprar fotos do Silvio Santos.
O leilão será encerrado no dia 30 de setembro, às 17h. Segundo as informações o canal criará propagandas para plataformas digitais anunciando os NFTs.
Apesar dos erros iniciais, é interessante ver um nome como o do SBT entrando tão ativamente dentro do mercado de NFTs e até mesmo de altcoins por associação.