Em texto intitulado “considerações sobre o ecossistema de criptomoedas”, publicado nesta sexta-feira (10), Christopher Waller conduziu críticas à indústria. Comparando as criptomoedas com figurinhas de beisebol, o governador do Federal Reserve afirmou que criptomoedas não são nada mais que um ativo especulativo que podem ir a zero a qualquer momento.
Indo além, também afirmou que as pessoas são livres para investir em criptomoedas, mas devem ter em mente que estas podem chegar a zero em algum momento. Ou seja, investidores devem estar prontos para perderem tudo.
As falas de Waller acontecem enquanto especialistas acusam os EUA de estarem “silenciosamente tentando banir as criptomoedas”. Segundo Nic Carter, reguladores estão atacando a indústria forte e abertamente há pelo menos dois meses.
Christopher Waller do Fed manda recado para investidores de criptomoedas
Em nota a ser explorada em uma conferência futura, Christopher Waller faz uma ampla reflexão sobre as criptomoedas e a indústria por trás das mesmas.
Citando o caso da FTX, o governador do Fed aponta que ao menos 15 fundos de pensão foram afetados por sua falência.
“À medida que as perdas aumentam, o debate está se voltando para saber se deveria haver melhores proteções aos investidores”, aponta Christopher Waller, governador do Fed. “Mas até mesmo investidores institucionais, com recursos significativos para realizar uma diligência prévia de investimentos, sentiram a dor do chamado inverno das criptomoedas.”
Suas críticas ficam ainda mais ásperas quando Waller compara as criptomoedas com figurinhas colecionáveis e autógrafos de celebridades, itens que não possuem nenhum valor intrínseco, mas mesmo assim são negociados por quantias exorbitantes.
“Se as pessoas querem manter tal ativo, então vá em frente. Eu não faria isso, mas também não coleciono figurinhas de beisebol. No entanto, se você comprar criptomoedas e o preço chegar a zero em algum momento, não se surpreenda e não espere que os contribuintes socializem suas perdas.”
Por fim, o governador do Fed também cita que entre 12% e 20% dos americanos adultos já tiveram contato com criptomoedas, número que o preocupa.
Governador do Fed pede mais regulação, mas também cuidado para reguladores não irem longe demais
Finalizando, Waller também nota que o contágio das criptomoedas teve um impacto mínimo no sistema financeiro tradicional. No entanto, mesmo pedindo por mais regulamentação, o governador do Fed nota que isso deve ser feito com cuidado para não limitar o desenvolvimento do setor.
“Embora seja fundamental garantir que os riscos de estabilidade financeira associados as criptomoedas sejam mitigados, é importante manter as várias partes do ecossistema cripto distintas em nossas mentes, à medida que o debate sobre se e como regulamentar as criptomoedas continua”, finalizou Christopher Waller. “Isso garantirá que não limitemos indevidamente o desenvolvimento e possíveis usos futuros dos recursos positivos do ecossistema das criptomoedas.”
Ou seja, Waller acredita que tanto a tecnologia blockchain quanto contratos inteligentes tenham um grande futuro, mas está cético quanto às criptomoedas, principalmente em termos de valor.