Arthur Hayes, fundador da BitMex, publicou mais um longo texto em seu blog nessa segunda-feira (1) defendendo o Bitcoin. Intitulado “zoom out”, ou “reduza o zoom”, em tradução literal, o artigo defende o atual desempenho fraco do Bitcoin frente a outros ativos.
Respondendo aos críticos, Hayes deixa um comparativo entre o Bitcoin e o Nasdaq 100, que reúne 100 das maiores empresas não-financeiras dos EUA, reconhecendo que as ações estão melhores nos últimos meses.
No entanto, faz questão de notar que muitas pessoas estão falando sobre um mundo “multipolar” enquanto o BRICS deseja substituir o dólar, dívidas governamentais, e também sobre a Terceira Guerra Mundial, que já teria começado.
“Algumas opiniões sobre o estágio atual do mercado de alta do Bitcoin em comparação com suas opiniões sobre a situação geopolítica e monetária global confirmam minha visão de que estamos em um ponto de inflexão”, aponta o bilionário.
Na sequência, afirma que deseja analisar os três grandes ciclos do mercado desde a Grande Depressão americana da década de 30. “O propósito desta lição de história é investir sabiamente ao longo dos ciclos”, adicionou.
Bitcoin e ouro são ativos para quem não acredita no sistema e no governo, mas Bitcoin é melhor
Continuando seu texto, Arthur Hayes divide investidores em três tipos. Seu perfil é obviamente o terceiro, focado apenas em criptomoedas, especialmente em Bitcoin.
“Se você acredita no sistema, mas não naqueles que o governam, você investe em ações”, escreveu Hayes. “Se você acredita no sistema e naqueles que o governam, você investe em títulos do governo.”
“Se você não acredita nem no sistema, nem naqueles que o governam, você investe em ouro ou em outro ativo que não exija vestígios do estado para existir, como o Bitcoin.”
Além de criticar o mercado tradicional, chamando ações de “fantasia” e integralmente ligadas à força do Estado, o bilionário também afirma que o Bitcoin é um ativo melhor que o ouro.
Citando a analista Lynn Alden, Hayes afirma que a diferença entre os dois ativos está em sua velocidade. Enquanto bitcoins são transportados “na velocidade da luz”, o ouro é tão rápido quanto você consegue transportá-lo fisicamente, ou seja, bem lento.
“Quando comparado ao dinheiro fiduciário digital, que também se move na velocidade da luz, mas pode ser impresso em quantidades infinitas pelos governos, o Bitcoin é superior, enquanto o ouro é inferior”, continuou o bilionário. “É por isso que o Bitcoin roubou um pouco do brilho do ouro de 2009 até o presente.”
“O Bitcoin teve um desempenho tão superior que você não consegue decifrar a diferença nos retornos entre ouro e ações neste gráfico. O ouro teve um desempenho inferior às ações.”
Bilionário está confiante de que Bitcoin voltará a subir
Finalizando seu texto, Arthur Hayes diz estar confiante de que o Bitcoin voltará a subir. Explicando seus motivos, o bilionário cita que a dívida pública americana está projetada para US$ 1,9 trilhão em 2024, um aumento de US$ 200 bilhões em relação ao ano anterior.
Em outras palavras, o governo dos EUA está se endividando cada vez mais, um padrão que se repete com outras potências econômicas ao redor do mundo.
“Acredito que as condições fiscais e monetárias estão frouxas e continuarão frouxas, e, portanto, ter criptomoedas é a melhor maneira de preservar riqueza.”
O fundador da BitMex acredita que um novo grande ciclo do mercado está chegando. No entanto, destaca que as pessoas devem converter suas moedas fiduciárias para Bitcoin antes dessa próxima crise.