SEC emite alerta contra ETF de Bitcoin e Ethereum à vista

Em um boletim educacional ao mercado de investidores norte-americanos, a SEC declarou que os ETFs spot de bitcoin e ethereum são perigosos e não deveriam ser chamados assim.

Em sua sessão de alerta e boletins aos investidores, a CVM dos EUA, a SEC pediu cautela a quem deseja negociar um ETF à vista de Bitcoin ou Ethereum.

Na declaração emitida pelo Office of Investor Education and Advocacy (OIEA) da SEC, o comunicado expressa preocupações com a alta volatilidade no preço dos “criptoativos”.

Além disso, o alerta lembra que existem várias criptomoedas no mercado, com diferentes tecnologias, que também podem representar outros riscos.

Bitcoin e ether são criptoativos. Um criptoativo é um ativo que é emitido e/ou transferido usando tecnologia de livro-razão distribuído ou blockchain. Os criptoativos também foram chamados de “moedas virtuais” ou “criptomoedas”, embora não sejam amplamente aceitos como meio de pagamento. Os investidores devem saber que as características e o design dos criptoativos, e o livro-razão distribuído ou tecnologia de blockchain por meio do qual são emitidos e/ou transferidos, podem variar significativamente. Em outras palavras, diferentes criptoativos podem apresentar riscos diferentes“, diz a SEC no alerta.

“Cuidado com os investimentos altamente especulativos”, diz a SEC em alerta para investidores de ETF de bitcoin e ether à vista

Publicado na última segunda-feira (9), o alerta geral ao mercado dos EUA indica que os ETFs spot (à vista), quando relacionados com criptomoedas, são altamente especulativos.

O Office of Investor Education and Advocacy (OIEA) da SEC pede aos investidores que pesem cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais ao considerar qualquer produto de investimento que forneça exposição ao preço do bitcoin ou ether. Os investidores devem entender que bitcoin e ether são investimentos altamente especulativos. Isso inclui quando a exposição é obtida por meio de um produto negociado em bolsa (ETP). Os investidores devem considerar a volatilidade do preço do bitcoin e do ether“, diz.

Ainda que os ETFs sejam regulados no mercado, o alerta indica que contrariedade do regulador em aprovar estes. Isso porque, em 2024 a SEC aprovou os seus primeiros produtos em bolsa de bitcoin à vista, após anos de espera pelo mercado.

Meses depois, a CVM dos EUA aprovou também produtos ligados ao preço do ether, moeda do ecossistema Ethereum.

“ETPs de Bitcoin e Ethereum à vista não são ETFs como outros produtos”, diz CVM dos EUA

Em uma parte importante da nova nota da SEC, o regulador do mercado de capitais dos EUA deixa claro que os produtos são regulados como ETPs.

Os ETPs spot de bitcoin e ether devem registrar suas ofertas e títulos na SEC sob o Securities Act de 1933 e o Securities Exchange Act de 1934, respectivamente. Os emissores desses ETPs spot de bitcoin e ether também estão sujeitos às disposições antifraude das leis federais de valores mobiliários. No entanto, esses ETPs spot de bitcoin e ether não são registrados como empresas de investimento sob o Investment Company Act de 1940. Isso significa que os ETPs spot de bitcoin e ether não estão sujeitos aos requisitos do Investment Company Act de 1940, como os requisitos legais relacionados à avaliação e custódia de ativos de fundos, como ETFs e fundos mútuos. Isso é verdade mesmo que os ETPs spot de bitcoin e ether possam ter o termo ETF em seu nome ou se referir a si mesmos, ou ser referidos pela mídia ou pelo público em geral, como ETFs“, diz a nota.

A SEC deixa claro que sua explicação geral ao mercado não altera leis e nem afeta produtos regulados no mercado. Além disso, o boletim não cria regras adicionais, sendo uma opinião dos membros da OIEA.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias