Segunda maior exchange de Bitcoin dos EUA recebe multa milionária

Principal concorrente da Coinbase.

A agência CFTC, órgão governamental dos EUA responsável por fiscalizar o mercado de futuros, aplicou uma multa de US$ 1,25 milhões, cerca de R$ 6,8 milhões a corretora Kraken, segunda maior daquele país nesta última terça-feira (28).

Dentre os motivos está a falta de uma licença para oferecer serviços de negociação de futuros para clientes americanos. Esta é a mesma licença que a Coinbase, sua maior rival, está tentando conseguir.

A pressão regulatória nos Estados Unidos parece estar atrapalhando o desenvolvimento deste mercado, ao invés de buscar ajudar. Essa realidade pode até levar ao banimento das criptomoedas no país, afirmou o famoso escritor Robert Kiyosaki.

Kraken leva multa milionária

A Kraken é a principal concorrente da Coinbase nos EUA, além de ter forte participação no mercado europeu. Apesar de seus tamanhos, ambas exchanges vem enfrentando desafios no campo regulatório, com a Coinbase brigando para oferecer um serviço de empréstimo, enquanto a Kraken estava operando contratos futuros de forma ilegal.

Segundo a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), por mais de um ano a Kraken ofereceu serviços de margem para clientes americanos, embora a corretora não possuísse registro para isso. O fato ocorreu entre junho de 2020 e julho deste ano.

Segundo a homologação da CFTC, a Kraken precisaria obter uma licença através da FMC, órgão responsável pelo licenciamento de corretoras que desejam trabalhar com contratos futuros e outros tipos de negociação, como opções ou swaps.

O diretor Interino de execução da CFTC, Vincent McGonagle, disse que a multa aplicada na corretora é para proteger os investidores dos Estados Unidos.

“Esta ação é parte do esforço mais amplo da CFTC para proteger os clientes dos Estados Unidos. A negociação de ativos digitais marginal, alavancada ou financiada oferecida a clientes de varejo dos EUA deve ocorrer em bolsas devidamente registradas e regulamentadas de acordo com todas as leis e regulamentos aplicáveis.”

Em comentário ao ocorrido, um porta-voz da Kraken afirmou ao site The Block que a empresa está empenhada em trabalhar com os reguladores, de forma que a indústria relacionada as criptomoedas continue crescendo ao mesmo tempo que protege os interesses dos usuários.

Regulamentação é bom para a indústria?

A Kraken foi fundada em 2013, época em que os governos não estavam muito interessados nas criptomoedas. Desde seu lançamento, a exchange, que operou sempre de forma global, não parece ter muitas reclamações dos clientes.

Recentemente, o CEO da Kraken criticou Elon Musk por dizer que o Bitcoin consumia muita energia e parar de aceitar a criptomoeda com a Tesla.

Na mesma ocasião, ele disse que pretende abrir o capital da Kraken nas bolsas de valores dos Estados Unidos ainda em 2021. Com a nova multa, ele deve regularizar sua situação para continuar seu movimento em busca de um IPO.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias