Está acontecendo, de forma online, a LA Blockchain Summit, onde diferentes especialistas do setor descentralizado realizaram palestras. Um deles foi Changpeng Zhao, o CEO da Binance, que afirmou que o DeFi vai substituir as Finanças Centralizadas. Além disso, “CZ” também afirmou que a Binance está estudando formas de não ser mais uma corretora centralizada no futuro.
De acordo com o Decrypt, a participação de CZ no LA Blockchain Summit mostrou que o empresário está muito positivo com as mudanças futuras no mercado de criptomoedas, mas que ainda assim entende que o DeFi tem muito a evoluir antes de se tornar o principal método do setor.
“No longo prazo, eu acho que DeFi vai substituir o CeFi (Finanças Centralizadas).”
Para Changpeng, o conceito de você conseguir emprestar, pegar empréstimos e ganhar com taxas de juros sem a necessidade de uma instituição financeira como intermediário é algo que vai acabar se popularizando.
E claro, como a Binance é um serviço centralizado, isso também quer dizer a Binance precisa mudar o seu sistema no futuro. Mas em relação a isso, CZ diz estar feliz de saber que o DeFi irá “canibalizar” a corretora no futuro. Ele comparou essa futura transformação com o que aconteceu com a Netflix e a Kodak.
“Nós acreditamos que as corretoras centralizadas são como uma versão de DVD da Netflix.
Não é o nosso objetivo final.
Então mesmo que nós tenhamos uma das maiores exchanges centralizadas no mundo, não é algo que nós queremos manter.
Estamos mais interessados em inovação.”
Nota: No começo de sua vida a Netflix funcionava com aluguel de filmes através de DVDs físicos enviados pelo correio. Esse modelo funcionou por alguns anos antes de evoluírem para um sistema de streaming digital, garantindo o sucesso da empresa enquanto empresas de aluguel físico faliram.
Changpeng também comparou o mercado com a história da Kodak, afirmando que as corretoras precisam evitar o erro da antiga gigante dos filmes. A Kodak inventou as câmeras digitais, mas ao invés de se adaptar a essa nova tecnologia, tentou escondê-la e em 2012 a companhia, que era uma das maiores do mundo, declarou falência.
Mercado de DeFi ainda precisa amadurecer, diz CEO da Binance
Apesar de estar otimista e muito receptivo ao novo mercado financeiro descentralizado, Zhao reconheceu que o DeFi precisa encontrar um caminho mais estável em relação aos inúmeros projetos que estão surgindo.
O DeFi, de acordo com o CEO da Binance, traz muito potência na forma da sua pool de liquidez, mas o atual modelo que promete retornos surpreendentes para os credores, com projetos de CTRL C – CTRL V surgindo todos os dias não é algo sustentável.
“Eu acredito que eventualmente nós vamos chegar em uma variação mais saudável, acredito que algo entre 5 e 15% APY.”