Um jovem aluno foi supostamente sequestrado na Austrália. Como pedido de resgate, a família se deparou com a quantia milionária de 80 bitcoins. Esse é o valor pedido pelos sequestradores, cotado em mais de R$ 3,3 milhões atualmente. O estudante chinês começou a estudar recentemente na Universidade de Tecnologia de Sydney.
Sem dinheiro para pagar o resgate, o pai do jovem sequestrado decidiu viajar até a Austrália. Esse não é o primeiro caso envolvendo o sequestro de pessoas e grandes quantias em bitcoins. De acordo com o CCN, casos de sequestro virtual envolvendo o bitcoin também foram registrados no Canadá.
Estudante é sequestrado e criminosos pediram 80 bitcoins
Um jovem estudante chinês está sendo mantido em cativeiro na Austrália. Segundo informações divulgadas sobre o caso, o jovem possui 20 anos e estudava no país por alguns meses. A família do jovem recebeu o primeiro contato dos criminosos no último sábado (24).
No contato entre a família e os sequestradores, a quantia de 80 bitcoins foi exigida para que o jovem seja libertado. Os criminosos ainda estipularam o prazo de 24 horas para que o resgate fosse pago pela família. Mas o pagamento não foi realizado no prazo informado pelos sequestradores. Existem indícios de que o sequestro pode ser falso.
Pai não conseguiu juntar bitcoins para libertar filho
A quantia de 80 bitcoins equivale em cerca de R$ 3.3 milhões de reais. Considerado uma fortuna, o pai do jovem sequestrado não conseguiu juntar todo o volume de bitcoins. Sendo assim, o homem decidiu viajar até a Austrália em busca de notícias sobre o filho. O pai de Ye Jingwang solicitou um visto australiano nesta segunda-feira (26).
O jovem começou a estudar na Universidade de Tecnologia de Sydney neste semestre. Imagens do chinês no cativeiro foram enviadas para a família. O estudante aparece com os olhos vendados e com manchas de sangue por todo o rosto. Um vídeo também foi enviado para a família do estudante chinês.
Sequestro pode ser uma verdadeira fraude
Fontes afirmam que o estudante Ye Jingwang pode estar por trás de seu próprio sequestro. O pai do jovem alega que a notícia sobre o desaparecimento do filho coincidiu com outro episódio. Ye Jingwang chegou recentemente a Austrália, e deveria apresentar dados para seus pais acessarem suas notas na universidades.
A suspeita foi levantada pelo próprio pai do estudante, que supostamente está em um cativeiro na Austrália. Além disso, os criminosos pediram 80 bitcoins mas não disseram como a criptomoeda deveria ser enviada. Ou seja, não disponibilizaram um endereço de bitcoin para que a família pagasse o resgate pelo jovem estudante chinês.
Essas informações reforçam a teoria de um sequestro completamente forjado. Até mesmo a polícia federal australiana já publicou alertas sobre casos de falsos sequestros de chineses no país.