O Serviço Secreto dos Estados Unidos está promovendo uma sessão interativa de perguntas e respostas no Reddit, com o intuito de educar os usuários de criptomoedas e fornecer recursos para mantê-los protegidos contra crimes cibernéticos.
A iniciativa visa compartilhar informações valiosas e estratégias de segurança, enquanto também busca aprender com a comunidade cripto.
Agendado para às 15h desta segunda-feira(15), o evento, intitulado “Pergunte-me qualquer coisa sobre segurança de criptomoedas”, foi anunciado no subreddit r/cryptocurrency.
Embora o motivo exato para a realização do AMA (Ask Me Anything) não tenha sido revelado, o Serviço Secreto enfatizou seu compromisso em “proteger as criptomoedas dos usuários.”
“Temos um esquadrão dedicado a garantir a segurança das criptomoedas e de seus usuários. Nossa equipe é composta por agentes especiais e analistas que estão de braços abertos para o futuro do dinheiro, e estamos ansiosos para compartilhar nosso trabalho com a comunidade de criptomoedas, fornecendo recursos e educação para ajudar a manter seu dinheiro seguro. Também estamos entusiasmados em aprender com vocês”, declarou o anúncio.
Serviço secreto dos EUA quer proteger criptomoedas dos usuários?
A autenticidade do evento foi confirmada por um moderador do subreddit, que verificou a identidade da conta do Serviço Secreto por meio de conversas privadas. Para garantir um ambiente cordial, os usuários foram solicitados a se comportarem com educação e cortesia durante a sessão.
O Serviço Secreto está colaborando com o Regional Enforcement Allied Computer Team (REACT), uma equipe que coordena esforços de aplicação da lei estaduais e federais em crimes relacionados à tecnologia. O REACT está usando o identificador REACT-TF para auxiliar no evento.
“Você provavelmente sabe que o Serviço Secreto protege os líderes dos Estados Unidos, mas você sabia que também somos responsáveis por proteger a infraestrutura financeira do país? No mundo de hoje, isso geralmente envolve o mundo das criptomoedas.”
Durante o anúncio, o Serviço Secreto alertou sobre fraudes no mundo das criptomoedas, mencionando especificamente o esquema de “abate de porcos”, um tipo de golpe que envolve o contato de um golpista com uma vítima nas redes sociais, geralmente se passando por um amigo, interesse romântico ou funcionário de uma instituição financeira confiável.
À medida que a conversa progride, o fraudador sugere que a vítima invista em criptomoedas, usando uma plataforma que aparenta ser segura. Assim que a carteira estiver cheia de fundos, o golpista desaparece junto com o dinheiro, deixando os consumidores com prejuízos significativos.
Estima-se que os americanos percam cerca de US$ 429 milhões por ano para esse tipo de golpe.
Até o momento, o Serviço Secreto não emitiu comentários adicionais em resposta a pedidos de esclarecimentos.