“Seus fundos estão seguros”, diz stablecoin tentando acalmar investidores

Emissora da TUSD mantinha parte de seus fundos com o PrimeTrust, serviço que passa por problemas e travou os saques aos clientes institucionais.

A stablecoin TrueUSD (TUSD), que leva em seu nome “Dólar verdadeiro”, passa por problemas com uma empresa parceira, e saiu a público para dizer que os fundos dos clientes estão seguros.

Desde que o governo dos EUA mandou a Paxos parar de emitir a stablecoin BinanceUSD (BUSD), a TUSD ganhou uma grande parcela de mercado e adoção pela própria corretora Binance. De fato, apenas pares em TUSD contam com taxa 0 de corretagem na Binance.

Contudo, a empresa mantinha parte da custódia de suas operações com a empresa PrimeTrust. E a custodiante passa por problemas e rumores sugerem que ela não tem mais liquidez, ou seja, faliu.

Na última quinta-feira (22), para piorar a situação, a PrimeTrust enviou um comunicado alarmante aos clientes, declarando que não pode mais liberar saques de criptomoedas, nem de moedas fiduciárias. Além disso, a custodiante não poderia mais aceitar depósitos, após uma ordem judicial do Tribunal de Nevada, nos EUA.

O caso segue acompanhado de perto por clientes, alguns que são grandes empresas do mercado cripto.

Emissora da stablecoin TUSD tenta acalmar clientes indicando que os fundos estão seguros

No dia em que recebeu a ordem de suspensão de saques na PrimeTrust, os responsáveis pela emissão da TrueUSD emitiram uma declaração ao mercado.

De acordo com a nota, a empresa declarou que não terá sua emissão de stablecoins afetada, visto que não tem exposição a empresa custodiante. Além disso, a TUSD declarou aos clientes que os fundos de todos estão seguros.

A PrimeTrust suspendeu todos os depósitos de ativos fiduciários e digitais. TrueUSD (TUSD) não foi afetado por esta situação. Não temos exposição ao Prime Trust e mantemos vários trilhos em USD para mint e resgate. Fique tranquilo, todos os seus fundos estão seguros com a TUSD.”

Após o comunicado da empresa, muitos clientes questionaram quais são os trilhos mantidos pela stablecoin para manter suas operações. Ou seja, muitos estão de olho nos próximos passos da empresa, que tenta acalmar os investidores.

Por fim, a TUSD declarou que se compromete a buscar a segurança dos ativos de seus clientes, e planeja se manter como um parceiro confiável a todos do mercado cripto.

Trauma das stablecoins revivido?

Para muitos, a stablecoin TUSD passa por uma fase de turbulências, que deverá provar a moeda lastreada em Dólar como uma cripto segura.

Isso porque, um trauma recente dos investidores envolve o colapso de uma grande stablecoin em 2022, a TerraUSD (UST), emitida pela empresa do sul-coreano Do Kwon.

Com isso, muitos não esperam reviver o trauma com o colapso de uma stablecoin. Vale lembrar que autoridades de todo o mundo estão pressionando as empresas emissoras de stablecoins, considerando estas de alto risco.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias