Shell criará plataforma de financiamento de commodities utilizando blockchain

CADE aprova Join Venture, com participação da Shell, que oferecerá soluções de financiamento para comercialização de commodities utilizando blockchain e smartcontracts.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) autorizou a empresa Shell e outros bancos internacionais a formarem uma Joint Venture. A Joint Venture (JV) irá desenvolver uma Plataforma de Financiamento Aberta de commodities, utilizando a tecnologia blockchain e smartcontracts.

De acordo com o Diário Oficial da União do dia 11 de junho, o CADE autorizou a formação da JV constituída pela Shell Trading Rotterdam (subsidiária da gigante petrolífera Royal Dutch Shell), os bancos internacionais ABN Amro, ING Bank, Société Générale, BNP Paribas, CA Indosuez, Citibank, Macquaire, MUFG, Rabobank, Natixis, a trading Mercuria e a certificadora SGS.

De acordo com despacho do CADE, cada empresa terá participação de 7,7% na JV, sediada em Genebra, na Suíça. Contudo, a Plataforma de Financiamento será oferecida internacionalmente sendo a negociação aberta para agentes financeiros de qualquer país.

A Joint Venture irá oferecer soluções de financiamento para comercialização de commodities utilizando blockchain e smartcontracts. Nesse sentido, as empresas envolvidas explicaram ao Cade a natureza da plataforma:

A plataforma servirá como uma interface entre instituições financeiras, plataformas de comercialização e traders para financiamento de comercialização de commodities atuará como um market place onde agentes de venda postarão um pedido criptografado online e instituições financeiras responderão com seus preços e disponibilidade.

As empresas afirmam ainda que não existe plataforma semelhante de negociação de commodities utilizando o blockchain, conforme o despacho.

A indústria de Óleo e Gás e o Blockchain

O blockchain está aos poucos conquistando espaço na indústria de óleo e gás. Essa não foi a primeira vez que uma gigante petrolífera anuncia negócios utilizando o blockchain. 

A gigantes petroleiras Shell, BP e a norueguesa Statoil já haviam anunciado em novembro do ano passado a formação de um consórcio. O consórcio está desenvolvendo uma plataforma de negociação de commodities energéticas que utilizará o blockchain, bastante similar ao autorizado pelo Cade.

A previsão de lançamento da plataforma é no final de 2018. Esse consórcio pretender mudar completamente a forma como commodities são negociadas hoje.

Aparentemente, a Shell e os bancos mencionados estão se antecipando formando a Joint Venture, ou então seria uma ação coordenada com o consórcio.

As empresas do consórcio anunciaram que estão esperando aprovação dos órgãos reguladores. Afirmaram ainda que a plataforma visa reduzir riscos operacionais e os custos da negociação de energia. Ao mesmo tempo, as empresas esperam melhorar a confiabilidade e eficiência das operações de comércio de energia.

Shell adquiriu parte da empresa Applied Blockchain

Logo após o anúncio da formação do consórcio, a Shell deu mais um passo à frente adquirindo participação minoritária da startup chamada Applied Blockchain. A startup irá desenvolver soluções para o setor de downstream (refino, comércio e distribuição de óleo e gás).

Johan Krebbers, CEO da subsidiária Shell Global Solutions International comentou a compra:

“As aplicações Blockchain têm um enorme potencial para mudar a forma como fazemos as coisas no setor energético, desde a simplificação de processos até a maneira como trabalhamos com nossos fornecedores e atendemos nossos clientes.

“Investir na Applied Blockchain faz parte do nosso compromisso de usar a digitalização para gerar valor no nosso principal negócio assim como desenvolver novos modelos de negócios.”

Enterprise Ethereum Alliance e as petroleiras

petroliferas blockchain enterprise ethereum allianceOutra interessante participação de gigantes petrolíferas no blockchain é a Enterprise Ethereum Alliance (EEA), explicada em maior detalhe aqui.

A EEA foi fundada em fevereiro de 2017 com o fim de promover padrões internacionais no blockchain, sendo hoje constituída por mais de 40 empresas. Entre elas estão incluídas gigantes da indústria de óleo e gás (Shell e BP).

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Marcello
Marcello
Escreve sobre a tecnologia, blockchain, investimentos e notícias sobre criptomoedas. Certificado (CBP) pelo CryptoCurrency Certification Consortium (C4).

Últimas notícias

Últimas notícias