A Siemens AG, em Munique, divulgou na última terça-feira (14) seu primeiro título utilizando a blockchain Polygon, o que a coloca como uma das primeiras empresas da Alemanha a realizar tal ação.
O lançamento ocorreu em acordo com a Lei de Títulos Eletrônicos da Alemanha (Gesetz über elektronische Wertpapiere, eWpG), disse a empresa em nota.
A novidade emitiu um título no valor de 60 milhões de euros, com vencimento de um ano e sustentado apenas em uma blockchain pública.
Siemens lança título na blockchain Polygon
De acordo com a Siemens, a emissão do título em um blockchain oferece uma série de benefícios em comparação com os processos anteriores.
Por exemplo, torna desnecessários os certificados globais baseados em papel e a compensação central. Além disso, o título pode ser vendido diretamente aos investidores sem a necessidade de um banco para atuar como intermediário.
Para Ralf P. Thomas, diretor financeiro da Siemens AG, a empresa comprovou com o novo lançamento que apoia a transformação digital no mundo.
“Com nossos produtos e tecnologias inovadoras, a Siemens apoia a transformação digital de seus clientes com grande sucesso. Portanto, é lógico que também testemos e utilizemos as soluções digitais mais recentes em finanças. Temos orgulho de ser uma das primeiras empresas alemãs a emitir com sucesso um título baseado em blockchain. Isso torna a Siemens pioneira no desenvolvimento contínuo de soluções digitais para os mercados de capitais e valores mobiliários.”
Em nota, a empresa diz que concluiu a venda de seus títulos em apenas dois dias, ainda que os pagamentos dos investidores tenham envolvido métodos clássicos.
“Vamos nos afastar do papel e nos aproximar da blockchain”, disse tesoureiro da empresa
De acordo com Peter Rathgeb, tesoureiro corporativo da Siemens AG, a intenção da empresa é a de desenvolver continuamente seus produtos com inovação.
“Ao nos afastarmos do papel e nos aproximarmos de blockchains públicos para a emissão de títulos, podemos executar transações de forma significativamente mais rápida e eficiente do que na emissão de títulos no passado. Graças à nossa cooperação bem-sucedida com nossos parceiros de projeto, atingimos um marco importante no desenvolvimento de títulos digitais na Alemanha.”
O novo título conta com apoio do Hauck Aufhäuser Lampe Privatbank AG como registrador. Os investidores da novidade foram DekaBank, DZ Bank e Union Investment. Vale lembrar que o DekaBank também busca se envolver com criptomoedas.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia focada na indústria, infraestrutura, transporte e saúde.