‘Ethereum Killer’ Solana fica fora do ar e criador diz que é maldição

A moeda sofreu pelo menos oito interrupções desde seu lançamento em 2020, com cinco delas ocorrendo somente em 2022. Uma das paradas mais longas durou 18 horas em setembro de 2021.

A rede da criptomoeda Solana, que se diz “matadora de Ethereum”, ficou fora do mais uma vez, depois que um só validador derrubou toda a rede, deixando todas as transações no limbo.

Apesar de sua crescente popularidade, a Solana sofreu uma série de interrupções ao longo de 2021 e 2022, chegando a ficar fora do ar pelo menos 8 vezes. A interrupção mais recente, ocorrida nesta sexta-feira (30), foi a quarta desde janeiro deste ano.

Em junho, a Solana sofreu uma interrupção por mais de quatro horas. Em outro apagão, a moeda ficou paralisada cerca de 18 horas. Em todas às vezes, as carteiras dos traders registraram um grande declínio, pois eles não conseguiam movimentar seus ativos.

No início do ano, os investidores da criptomoeda tiveram que enfrentar uma série de interrupções, que continuaram acontecendo em diferentes intervalos de tempo durante vários meses.

Solana fora do ar (de novo)

Conforme a rede deixava de processar transações na sexta, os desenvolvedores disseram que a Solana não estava processando transações. Eles disseram que estavam trabalhando para diagnosticar o problema e reiniciar a rede.

No site oficial da moeda, uma informação foi postada afirmando que a rede estava experimentando “desempenho degradado” e que os desenvolvedores estavam trabalhando para identificar e corrigir o problema.

Logo após esta atualização, a Solana emitiu outra atualização, informando que a rede estava passando por uma interrupção completa e não sendo capaz de processar transações.

“A rede Solana está passando por uma interrupção e não está processando transações. Os desenvolvedores em todo o ecossistema estão trabalhando para diagnosticar o problema e reiniciar a rede. Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.”

Validador causou interrupção

Os validadores da Solana twittaram sobre o incidente, afirmando que um nó mal configurado estava por trás da falha da rede.

“Parece que um nó mal configurado causou uma partição irrecuperável na rede. Um validador estava executando uma instância duplicada do validador. Ou seja, quando era a vez deles produzirem um bloco, eles produziam um de cada instância, para o mesmo slot, então alguns validadores viam um bloco, outros os outros, então não conseguiam concordar qual estava correto.”

Um desenvolvedor da Solana, Laine, informou em um tweet que a rede deveria ser reiniciada, afirmando que eles exigem 80% da participação para concluir a reinicialização com sucesso.

Solana sofre maldição, diz criador

Conforme a reinicialização da rede poderia demorar 2 horas, o preço do token SOL caiu 5%, uma valor alto quando considerado que a moeda já perdeu 81% de seu valor no acumulado do ano.

A Solana, auto-proclamada matadora de Ethereum, está perdendo a fé dos investidores de criptomoedas. No entanto, Anatoly Yakovenko, co-fundador da moeda, disse que as interrupções na rede são uma maldição.

“Essa tem sido, eu acho, nossa maldição, mas é porque a rede é tão barata e rápida que há usuários e aplicativos suficientes que estão impulsionando isso.”

A moeda sofreu pelo menos oito interrupções desde seu lançamento em 2020, com cinco delas ocorrendo somente em 2022. Uma das paradas mais longas durou 18 horas em setembro de 2021.

A Solana se-tornou uma blockchain popular para criação de tokens não fungíveis (NFTs) e aplicativos descentralizados (dApps). Após a transição bem-sucedida do Ethereum para Proof-of-Stake, a Solana se tornou a terceira maior blockchain de Proof-of-Stake atrás apenas do Ethereum e Cardano.

No entanto, a rede precisará resolver seus problemas de interrupção se quiser ‘matar’ o Ethereu.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Leia mais sobre:
Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias