A Solana Pay, uma solução para aceitar pagamentos com criptomoedas no Shopify, expandiu suas funcionalidades e agora também está trabalhando com Bitcoin, Ethereum e outras criptos de segunda camada.
A novidade foi apresentada nesta última terça-feira (5) e, segundo o texto, a decisão foi tomada após uma grande demanda por comerciantes que queriam receber em BTC e ETH, as duas maiores criptomoedas do mercado.
Embora hoje o Bitcoin seja mais visto como uma reserva de valor, compondo caixas de empresas e governos, seu uso como moeda ainda é apoiado por uma legião de usuários.
Como adicionar o Solana Pay em sua loja?
Fundada no Canadá, o Shopify oferece soluções prontas para pessoas que desejam vender seus produtos na internet. Dados de 2024 mostram que 5 milhões de sites usam a solução, sendo 118 mil no Brasil.
Embora o Shopify só ofereça pagamentos via PayPal, Apple Pay, cartões e outros métodos mais tradicionais, empresas terceiras oferecem plugins para outras formas serem oferecidas aos clientes.
Uma delas é a Solana Pay, criada pela Helio. Segundo tutorial, a instalação desse plugin requer poucos cliques, bastando instalar a Solana Pay e configurar uma carteira de SOL.
Para quem deseja aceitar Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas além de Solana, basta entrar em sua conta, ir até opções, adicionar carteiras dessas moedas e então adicioná-las aos métodos de pagamento.
“Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é: “Vocês suportam Bitcoin e Ethereum?””
“Com a expansão da funcionalidade do Solana Pay, agora, os comerciantes que usam o Solana Pay podem desfrutar da mesma experiência de checkout segura e intuitiva também com Bitcoin, Ethereum e L2s”, aponta o texto.
Apesar da expansão, a equipe nota que continuará apoiando a Solana. Dentre os motivos citados estão a velocidade e o baixo custo das transações.
Solana, Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas em alta
A jogada da Solana Pay acontece em um momento histórico do mercado. Isso porque o Bitcoin bateu um novo recorde de preço nesta quarta-feira (6), atingindo seu maior valor da história.
Outras moedas estão aproveitando o momento após eleitores americanos elegerem 262 candidatos pró-cripto. A Solana é um dos destaques, subindo 10,6% nas últimas 24 horas, com sua cotação alcançando US$ 184,00 por unidade.
Por fim, a expectativa é que o mercado volte a aquecer nos próximos quatro anos caso os políticos americanos ofereçam uma regulação mais clara sobre o setor e parem de sufocar a indústria.