Em uma visita internacional a Argentina, Victoria Villarruel, vice-presidente eleita com Javier Milei, declarou em suas redes sociais que recebeu o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, e que eles são “colegas bitcoiners”.
Em seu Instagram, que reúne mais de 1,5 milhão de seguidores, Victoria declarou que conversou com Bukele sobre bitcoin. Além disso, eles puderam conversar sobre políticas públicas de enfrentamento a gangues.
Em sua publicação na rede social, Victoria ainda declarou otimismo com o estreitamento de laços entre o parlamento de ambos os países.
“Visita ao Senado da Nação do Presidente de El Salvador Nayib Bukele. Pudemos falar sobre Bitcoin (somos colegas bitcoiners), também sobre as políticas de segurança implementadas neste país que conseguiram controlar a ação das gangues e claro propusemos o trabalho conjunto do grupo de amizade que reúne os dois parlamentos.”
O que significa o encontro entre os representantes da Argentina e El Salvador, que se consideram até “bitcoiners”?
Em uma conversa a sós com Nayib Bukele, Victoria Villarruel questionou o presidente de El Salvador sobre como foi o processo de adoção do bitcoin como moeda oficial. Ao final, de acordo com fontes da mídia argentina, ela declarou que foi uma conversa agradável.
Ou seja, tudo indica que o governo de Javier Milei tem um interesse no processo de adotar o bitcoin como moeda na Argentina. Publicamente, ele já criticou várias vezes o banco central argentino pela alta inflação do país.
Além disso, ele já deixou claro que se chegasse ao poder poderia adotar o bitcoin como moeda oficial. Antes de Victoria, o próprio Javier Milei conversou com Nayib Bukele na Argentina, indicando que ambos os países estão se aproximando.
Chama atenção, contudo, que a VP da Argentina declarou que ela e Bukele possuem uma amizade bitcoiner. Isso porque, a palavra bitcoiner remete ao fato que apenas o bitcoin é uma moeda válida e segura.
Os bitcoiners, por exemplo, não gostam de outras criptomoedas como Ethereum, Solana e Tether, além de desconfiarem dos fundamentos das moedas fiduciárias emitidas por bancos centrais.
Assim, ver políticos e chefes de estado se assumirem como “bitcoiners” publicamente mostra que o Bitcoin alcançou um novo status global, principalmente em um encontro entre dois países latinos que possuem a intenção de melhorar a qualidade de vida de suas populações através de políticas consideradas com viés de direita.