A Sony, uma das maiores empresas de tecnologia e entretenimento do mundo, está prestes a lançar sua própria stablecoin atrelada ao dólar americano. Segundo o Nikkei, a moeda será usada para pagar por jogos e animes em sua rede de serviços.
Em 2024, a empresa anunciou sua própria blockchain de segunda camada para Ethereum. Chamada Soneium, seu lançamento foi polêmico conforme eles foram acusados de bloquear diversas memecoins em sua rede.
Somado a isso, a Sony também lançou uma corretora de criptomoedas através de uma de suas subsidiárias. Portanto, a introdução de uma stablecoin seria mais uma peça para completar esse ecossistema.
Sony entra na corrida das stablecoins
Embora o Bitcoin continue sendo a maior criptomoeda do mercado desde sua criação, as stablecoins vêm ganhando espaço ano a ano por serem mais fáceis de usar no dia-a-dia como uma moeda propriamente dita.
O principal diferencial é justamente a falta de volatilidade, sendo um simples dólar digital.
Além de gigantes como Tether e Circle, emissoras da USDT e USDC, respectivamente, outros nomes famosos como PayPal e Cloudflare já lançaram suas stablecoins.
A mais nova empresa a entrar nessa corrida é a japonesa Sony.
Segundo a mídia local, a moeda deve ser lançada já em 2026 e também será baseada no dólar americano.
O foco será o uso da moeda para comprar jogos e animes dentro do ecossistema da Sony, mas somente no mercado americano em um primeiro momento.
Enquanto emissoras mais tradicionais visam ganhar dinheiro ao investir o lastro de suas moedas em outros ativos, como títulos do Tesouro americano, a ideia da Sony seria criar uma moeda própria para reduzir gastos.
Ou seja, a Sony espera que seus clientes paguem por assinaturas usando stablecoins, ao invés de cartão de crédito ou outros meios, o que fará que a empresa elimine intermediários.
Embora a mídia japonesa não tenha mencionado, também é possível que isso abra caminho para a Sony explorar o setor de jogos Play-to-Earn (jogue para ganhar) e negociação de itens de jogos entre jogadores.