A SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, moveu seus bitcoins pela primeira vez em três anos nesta terça-feira (22). Analistas tentam descobrir se a empresa está vendendo suas moedas ou apenas transferindo para novos endereços.
Atualmente a Tesla é a empresa mais lembrada de Musk por ser pública, detendo 11.509 bitcoins. No entanto, a SpaceX também possui uma reserva considerável, de 8.250 bitcoins, e aparece entre as 5 privadas com o maior número de moedas.
SpaceX move 15% de seus bitcoins para novo endereço
A movimentação dos bitcoins da Tesla aconteceu no início da madrugada desta terça-feira (22), por volta das 3 da manhã pelo horário de Brasília, ou 22h da segunda-feira (21) na Califórnia, onde está a sede da empresa.
Segundo análise da Arkham, as moedas foram enviadas para um endereço do tipo SegWit (de início bc1q), no momento sem indícios de que pertençam a uma corretora.
“URGENTE: SPACEX ACABA DE MOVER BITCOINS PELA PRIMEIRA VEZ EM 3 ANOS”
“Eles enviaram 1.300 BTC (US$ 153 milhões/R$ 850 milhões) para um novo endereço nesta manhã”, escreveu a Arkham. “Trocando carteiras de custódia ou se preparando para vender?”

Os dados mostram que a SpaceX mantinha uma reserva de 8.250 bitcoins parados desde junho de 2022. Portanto, a transação representa cerca de 15% de suas moedas.
A empresa aeroespacial de Elon Musk chegou a ter 28 mil bitcoins em seu auge, mas se desfez de boa parte delas durante o mercado de baixa de 2022.

Nas redes sociais, nem Elon Musk, nem a SpaceX se pronunciaram sobre a movimentação. Na verdade, o bilionário não foca no assunto há um bom tempo, desde 2022 para ser exato.
SpaceX segue como uma das maiores detentoras de Bitcoin
Apesar da movimentação, seja para venda ou não, a SpaceX continua sendo uma das empresas com o maior número de bitcoins em caixa.
Dados da Bitcoin Treasuries colocam a empresa de Elon Musk entre as 5 maiores dentre as privadas, ficando atrás apenas da Block.one (responsável pela EOS), Tether e Stone Ridge.

Quando comparada a empresas públicas, a SpaceX aparece próximo à Block, de Jack Dorsey, e à corretora Coinbase, que detém 9.267 BTC e 8.584 bitcoins, respectivamente.