Era uma vez uma raça de gigantes que controlava quase tudo em um reino não muito distante. Eles fizeram isso por meio de algo chamado dinheiro, que era apenas um pedaço de papel com fotos impressas, mas os gigantes – que se chamavam Bankos – convenceram a todos os elfos de que o dinheiro era real.
Eles provaram que o pedaço de papel valia o mesmo que vastos estoques de um metal brilhante escondidos em seus castelos, e eles prometeram que se o papel parasse de funcionar, os Elfos do reino não muito distante poderiam usar o metal brilhante.
Como os Elfos são bem pequenos, eles preferiam carregar o papel ao invés de grandes pedaços de metal, então eles concordaram com a ideia.
Isso continuou por centenas de anos e, embora os elfos não gostassem muito, ninguém conseguia pensar em uma maneira melhor de fazer as coisas, porque o dinheiro permitia que coisas de Elfos fossem compradas e vendidas. Enquanto isso, os Bankeiros controlavam cada vez mais a vida de todos os Elfos, mas quase ninguém notou.
Um Mágico
Enquanto isso, os bankeiros viram que alguns elfos estavam se saindo muito bem com o novo dinheiro elétrico, então começaram a gritar para os vários reis e rainhas que deveriam ser os verdadeiros governantes do Reino não muito distante.
Eles disseram que o dinheiro elétrico tinha que ser parado de alguma forma, e que o dinheiro elétrico era um truque mágico projetado para roubar coisas que legitimamente pertenciam aos reinos. Na verdade, os bankeiros disseram tudo isso para assustar os reis e rainhas.
A essa altura, no entanto, haviam elfos bem inteligentes, e logo eles inventaram todo tipo de dinheiro elétrico, alguns até pensaram em apoiar isso com o papel-moeda que poderia ser mantido nos castelos dos Bankos, ou talvez até mesmo o metal brilhante mantido pelos bankeiros para apoiar o papel.
Eles raciocinaram que isso impediria o dinheiro elétrico de ter o valor subindo e descendo o tempo todo. A raça de gigantes chamada Bankos gostou bastante dessa ideia porque significaria que eles poderiam usar e controlar o dinheiro elétrico enquanto fingiam odiá-lo. E todo o seu metal brilhante permaneceria em segurança em seus castelos e, por alguma razão inexplicável, os inteligentes Elfos estavam felizes com isso.
Felizes para sempre?
Então, agora, os bankeiros que realmente odiavam os elfos inteligentes e os inteligentes elfos que realmente odiavam os bankeiros estavam trabalhando juntos no mesmo projeto – que era fazer o novo dinheiro elétrico exatamente como o antigo papel moeda, que era exatamente como o dinheiro de metal brilhante.
Alguns dos bankeiros chegaram a pensar em outras coisas que o dinheiro elétrico poderia ser equivalente, como jóias ou feijões mágicos.
E assim, depois de todos os altos e baixos rápidos do novo dinheiro elétrico, o controle passou a voltar para os bankos no reino não tão distante e ninguém notou que a situação era exatamente como sempre foi, exceto com nomes diferentes para as coisas.
Texto adaptado. Originalmente publicado na https://www.cointelligence.com/content/stablecoin-fairytaleland/