Parte da comunidade de criptomoedas ficou receosa com o comportamento de Elon Musk, terceiro homem mais rico do mundo, em relação ao Bitcoin nas últimas semanas. Muitos acusam ele até de manipular o mercado.
Tudo começou há alguns meses, quando Elon Musk se mostrou interessado em comprar Bitcoin. Ele acabou convencido pelo poder da comunidade de que o futuro da tecnologia é promissor.
Musk então comprou Bitcoin, colocou a moeda em destaque no seu perfil do Twitter, adicionou a moeda nas reservas da Tesla, empresa em que é CEO, e ainda passou a aceitar ela como forma de pagamento.
Meses depois, ele faz o movimento contrário, que pode ser considerado normal por alguns investidores, mas nem todos aceitam a possível saída de Elon Musk do mercado de Bitcoin.
Criptomoedas novas surgem e desafiam Elon Musk, comunidade quer controlar Twitter do bilionário
O Bitcoin enquanto tecnologia abriga todos os tipos de entusiastas pelo mundo, que buscam a moeda digital para diferentes propósitos. Seja bilionários, que miram investimentos com a moeda, ou pessoas pobres da África que fogem de suas realidades financeiras locais, muitas vezes caóticas, todos estão convidados.
Um dos que entraram no mercado das criptomoedas foi Elon Musk, ao mesmo tempo em que se tornava o homem mais rico do mundo. Sua entrada triunfal apresentou o Bitcoin a novos investidores, que puderam acompanhar a valorização dos preços da moeda em fevereiro e março.
Em maio, Musk começou a deixar claro que não estava contente com a mineração do Bitcoin, visto que o processo consome muita energia. Desde a fala do CEO da Tesla o preço do Bitcoin caiu e não se recuperou mais, com investidores chateados com a repercussão.
Assim, surgiu uma criptomoeda meme chamada STOPELON (Pare Elon), buscando investidores interessados em conter as falas do bilionário contra o Bitcoin. A moeda foi criada na Binance Smart Chain, afirmando que vai reunir dinheiro para comprar ações da Tesla.
Grupo pretende assumir controle da Tesla para ter poder de voto na empresa
De acordo com a Gizmodo, o esquema criado pela comunidade STOPELON é mirabolante. Isso porque, para conter Elon Musk, o grupo pretende juntar muito dinheiro e comprar tudo em ações da Tesla.
Ao reunir ações suficientes para ter poder de voto na empresa, a intenção seria impedir a montadora de se desfazer de seus Bitcoins. Ou seja, a criptomoeda, considerada até um meme pela sua audácia, pretende criar um grupo de acionistas majoritários, impedindo Elon Musk.
Essa não é a única criptomoeda com o propósito de paralisar os eventuais planos de Elon Musk vender os Bitcoins da Tesla, algo que negou que tenha feito. Pelo menos cinco projetos surgiram com este propósito, indicando até que poderiam ser golpes.
Como são criptomoedas nova, com um propósito estranho, é importante que investidores se mantenham atentos. Para captar investidores a STOPELON chegou a afirmar que é um DeFi inovador, mas em um mercado com vários golpes, a “boa intenção” não convence muito.