Em poucos meses, o grande banco de investimentos JP Morgan planeja começar a testar a JPM Coin, um token digital criado pela gigante financeira para liquidar instantaneamente pagamentos entre clientes, informou à CNBC o chefe de projetos blockchain da JP Morgan, Umar Farooq.
De acordo com Farooq, existem três aplicações iniciais para o Token JPM Coin:
- Pagamentos internacionais para grandes clientes corporativos, o que agora ocorre normalmente com transferências eletrônicas entre instituições financeiras em redes de décadas como a Swift.
- Transações de títulos.
- O uso final para o JPM Coin seria para grandes corporações que usam os negócios de serviços de tesouraria do JP Morgan para substituir os dólares que detêm em subsidiárias em todo o mundo.
O chefe de projetos blockchain estima que a moeda também pode ser usada para pagamentos em dispositivos conectados à Internet.
De acordo com o relatório, cada JPM Coin é resgatável por um dólar dos EUA (stablecoin), então os clientes receberão os tokens depois de depositar dólares no banco. Depois de usar os tokens, o banco destrói as moedas e devolve aos clientes um número proporcional de dólares.