Swing Trade

Swing Trade

Essa seção trata da operação Swing Trade, que é uma operação de médio prazo para atingir o alvo do investimento, que demora mais de um dia a semanas. Essa estratégia possui mais risco do que o Position Trade e ao mesmo tempo possui menos risco do que o Day Trade, podemos considerar uma estratégia de meio termo de risco.

Para efetuar o Swing Trade normalmente utiliza-se de Análise Técnica com os tempos gráficos superiores a 1 dia, ou seja, no Swing Trade não utiliza-se tempo gráfico de horas, no mínimo de 1 dia ao máximo de semanas, nunca perfazendo um longo prazo, mais de 1 mês de operações já pode se considerar um hold.

Quem busca investir pelo Swing Trade busca normalmente um retorno do investimento a médio prazo e não dispõe de muito tempo para análises diárias. Com isso faz operações que podem ter um bom retorno em um prazo não tão longo quanto o Hold e acompanha o seu investimento mais a distância mais sem perder o controle.

Deve-se observar que há muitas formas de analisar um mesmo gráfico, existem muitos indicadores financeiros criados para tomar decisões, outros ainda outros modificados, mais a curiosidade é que a busca por um indicador técnico específico para criptomoedas ainda não é conhecido e portanto utiliza-se em exchanges indicadores do mercado financeiro tradicional.

 

Trade Criptomoedas

Há aqui o estudo de tendências, que podem ser alta (bull market) ou tendência de baixa (bear market), análises de indicadores técnicos como as médias móveis simples ou mesmo médias exponenciais, além de muitos outros indicadores, osciladores, etc. Recomendo o estudo sobre a Teoria de Dow que é uma teoria muito forte na análise técnica, criada por Charles Dow e também a leitura do autor Welles Wilder Jr que possui muitos indicadores de referência para o mercado financeiro tradicional e que podem ajudar em análises para as criptomoedas.

Uma postura aqui deve ser aprendida, pois o Swing Trade é uma estratégia, se corre mais riscos que no hold e também se paga mais taxas de compras e vendas, correndo o risco de sair de uma operação no prejuízo. Quanto mais risco mais retorno/prejuízo. Mais o estudo de análises técnicas é o estudo do preço no passado, com uma probabilidade de voltar a acontecer no futuro, de forma que é melhor conhecer métodos para se tomar uma decisão já difundidos do que tomar uma decisão no escuro, ou seja, pelo achismo.

 

 

Para ficar mais claro iremos fazer um exemplo abaixo com a Análise de um Gráfico de Bitcoin/USD (Bitcoin em relação ao Dólar) para Swing Trade, utilizando a média móvel simples de 8 períodos para tomada de decisões:

Gráfico Swing Trade
Gráfico 1

O Gráfico 1 acima foi retirado da Exchange Bitfinex na data 28/02 às 13:29 hrs de Brasília. Nele podemos ver a cotação do Bitcoin em relação do Dólar (USD) representado pela linha vermelha no meio do gráfico com a cotação do momento. Cada barra (candle) mostrada no gráfico mostra a variação de preços que o bitcoin teve em relação ao dólar nos últimos dias. O candle nos dá quatro informações importantes que são: preço máximo, preço mínimo, preço de abertura e preço de fechamento. Além disso, o candle pode ser de alta (normalmente de cor verde) ou candle de baixa (normalmente de cor vermelha).

A análise técnica com o uso de candles não é a única forma de se realizar as análises, contudo será nessa série a única a ser abordada, justificada pela forma que normalmente será encontrada nas exchanges por padrão. Os candles tiveram o seu início no Japão e só foi trazido ao Mercado Financeiro Tradicional em meados de 1980 nos EUA. A análise de figuras identifica padrões nos candles, de forma que é possível operar olhando apenas candles caso o investidor consiga uma boa consistência com essa técnica.

Nossa análise de exemplo utilizando o Gráfico 1 será a seguinte, observaremos pontos de entrada e pontos de saída em operações, o tempo gráfico é de 1 dia, ou seja, o candle se inicia a meia-noite e encerra às 23:59 hrs todos os dias, lembrando aqui que o mercado de criptomoedas funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. A média móvel (representada no Gráfico 1 pela linha verde) é assim chamada pois a cada novo período adicionado ao gráfico é feito um novo cálculo das médias, como estamos observando uma Média Móvel de 8 períodos (tempo gráfico em dias) é observado o passado de 8 dias sendo recalculado a cada novo período adicionado (móvel), o que para find didáticos condiz com análise Swing Trade que são mais de 2 dias e menos de 30 dias.

A análise da Média Móvel consiste em comprar o ativo e permanecer na posição enquanto os candles estão na parte superior da linha da média traçada e ao fechar abaixo da linha da média vender o ativo. Permanecer vendido no ativo enquanto o candle não voltar a fechar acima da média e só então recomprar o ativo. Detalhe é que consideramos o fechamento do candle aqui nesse exemplo é que foi considerado, mais há analistas de pavio (extremos dos candles) ou mesmo de abertura, mais acredito ser satisfatório o entendimento de uma análise e saber que existem outras tantas disponíveis.

Considerando essa análise de Média Móvel então no dia 09/02/2018 o candle fecha acima da linha da média e temos uma compra de bitcoin, que vem a fechar candle abaixo da linha da média móvel no dia 21/02/2018, ou seja, momento de vender. Perceba que a operação durou aproximadamente 12 dias e que mesmo seguindo uma estratégia de média móvel simples houve ganhos na operação. Após isso, no Gráfico 1 só há um candle de fechamento acima da linha média no dia 27/02/2018, ou seja, pela nossa estratégia é uma nova compra. Perceba que a média trabalha com tendência, e nesse caso particular foi analisado uma operação de compra em tendência de alta.

Com isso, basicamente temos uma técnica de Swing Trade, independente da estratégia e indicadores, o investidor compra um ativo, espera alguns dias guiado por algum elemento e depois vende o mesmo. Isso pode ser feito infinitas vezes, podendo dar lucro ou prejuízo, o importante é testar a técnica antes (backtest) e somente após isso ir para a realidade. Tudo tem um início e tem um fim, considere esse um ponto de partida na busca por um indicador satisfatório para fazer sua análise gráfica para Swing Trade. Esperamos mesmo com um exemplo básico ter explorado bons conceitos para elucidar esse estilo de trade.

Na bolsa de valores brasileira, é normal comentar que o trader bom vence o mercado apenas 60% das vezes, diferente do hold que acompanha o mercado em suas oscilações, por isso tenha em mente as características de cada análise e perfil da estratégia.

Conselho (se fosse bom era vendido mais vai um aqui): Um bom trader sempre analisa os fundamentos junto aos gráficos, cuidado com Shitcoins!

A análise acima não representa uma recomendação de compra e venda de forma alguma, esse é um exemplo de Swing Trade com análise técnica para fins educacionais, a análise do passado não reflete o futuro com certeza mais dá uma probabilidade de eventos passados se refletirem no futuro, nós nos reservamos a não fornecer nenhuma indicação de compra e venda de criptomoedas e reforçamos que o mercado é altamente volátil e você pode perder todo o seu dinheiro.

 

Já conhece as carteiras de Bitcoin em forma de Hardware? As melhores e mais famosas do mundo são da empresa Ledger, possui suporte a várias criptomoedas, inclusive a tokens Ethereum, acesse o seguinte link e compre a sua agora mesmo com segurança e renome na comunidade Bitcoin Brasil do Facebook: Jr Envios – Ledgers

Link para cadastro na Binance aqui!

 

Próximos capítulos da série sobre trade: