Terroristas virtuais ameaçaram explodir prédios em um centro comercial importante da Rússia. De acordo com informações locais, um grupo de golpistas enviou e-mails para empresas dizendo que haviam bombas implantadas em diferentes prédios no Centro Comercial de São Petersburgo, o preço para as bombas não serem explodidas era de 5 bitcoins, cerca de 1.6 milhão de reais.
De acordo com as informações, na última segunda-feira, 5 de abril, foram enviados e-mails com ameaças de explosões para o centro empresarial Fort Tower e para o departamento de segurança corporativa da Gazprom Pererabotka, uma das mais importantes empresas de energia da Rússia.
O e-mail pedia um pagamento de 5 bitcoins e, caso o valor não fosse pago, três bombas previamente instaladas nos prédios seriam detonadas.
O site Moika78, revelou parte do e-mail enviado para as vítimas. O texto informava que os supostos terroristas estavam de olho na movimentação ao redor do local e caso notassem a presença da polícia, as bombas seriam detonadas.
“A empresa tem tempo o suficiente para tentar determinar a segurança de seus equipamentos e de seus funcionários. Sabemos que vocês vão chamar a polícia, mas se percebermos que a autoridade foi envolvida, vamos detonar os artefatos e ir embora.”
As autoridades locais decidiram não arriscar e acabaram evacuando os prédios ameaçados.
A Gazprom chegou a evacuar um total de 534 pessoas. Após uma investigação policial, nenhum artefato explosivo ou que apresentava risco para a estrutura e as pessoas dos prédios foi encontrado, provando que tudo não passou de um blefe.
Agora a polícia iniciou uma investigação para tentar encontrar os golpistas e um processo para que eles sejam julgados e paguem pela tentativa de extorsão e por crimes virtuais
Até o momento não há nenhuma atualização sobre a identidade ou o paradeiro dos terroristas falsos.
Ameaças com pedidos de Bitcoin são comuns
Essa é uma situação que, apesar de ser bem absurda, não é assim tão incomum. Em 2018 tivemos uma ameaça extremamente similar e, assim como agora, não passava de um blefe.
É muito comum encontrar esse tipo de ataque, principalmente com alvos civis comuns, como pessoas que tiveram dados vazados recentemente.
A maioria esmagadora dessas ameaças são blefes, mas é sempre importante tomar cuidado com esse tipo de golpe, principalmente quando a ameaça é de grandes proporções como a explosão de prédios.