O Departamento de Tesouro dos EUA sancionou, na última sexta-feira (14), um endereço de bitcoin ligado a uma empresa da China suspeita de vender fentanil sintetizado, um opioide com ação 100 vezes mais potente que a morfina.
O alto consumo da droga coloca pessoas em risco de overdose. No Brasil, o médico Drauzio Varella fez um alerta em março de 2023 para o crescente risco do alto consumo da droga no país, na maioria associada a cocaína.
Na lista de sanções da OFAC, na última sexta, constam duas empresas da China e outras cinco pessoas, da China e uma da Guatemala. Participaram das investigações que resultaram nas sanções o Departamento de Justiça dos EUA e o DEA.
Tesouro dos EUA sancionou endereço de bitcoin ligado a empresa da China
De acordo com informações da Chainalysis, o endereço bitcoin “3PKiHs4GY4rFg8dpppNVPXGPqMX6K2cBML” foi sancionado na última sexta, pelo tesouro norte-americano.
Antes da sanção, o endereço havia recebido moedas do antigo Hydra, uma plataforma da dark net associada a crimes pela internet. Além disso, a empresa que rastreia criptomoedas indica que o endereço está ligado a uma grande corretora do mercado.
Em apuração do Livecoins, o endereço tem várias transações realizadas ainda em 2023, sendo a última no dia 12 de abril, dois dias antes de receber a sanção dos EUA.
Dados da Chainalysis sugerem que, desde que se tornou ativo em dezembro de 2021, o endereço recebeu aproximadamente US$ 366.000,00 em bitcoin, tanto de outras exchanges convencionais quanto do agora extinto mercado darknet Hydra.
De acordo com subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson, o fentanil é uma substância que tem levado riscos aos EUA.
“O fentanil ilícito é responsável pela morte de dezenas de milhares de americanos a cada ano. O Tesouro, como parte do esforço de todo o governo para responder a esta crise, continuará a aplicar vigorosamente nossas ferramentas para impedir a transferência de precursores químicos e máquinas necessárias para produzir esta droga.”
O que significa um endereço sancionado?
A OFAC (Office of Foreign Assets Control) é uma agência do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos responsável pela aplicação e execução das sanções econômicas dos Estados Unidos. Se um endereço de Bitcoin for sancionado pela OFAC, isso significa que o proprietário do endereço é uma pessoa ou entidade que está na lista de sanções.
Nesse caso, os provedores de serviços de criptomoedas, como as exchanges, são obrigados a bloquear e congelar quaisquer transações envolvendo esse endereço sancionado. Na prática, isso significa que não será possível enviar ou receber Bitcoin desse endereço sancionado.