Há dois meses atrás a criptomoeda Ethereum começou a testar um hardfork chamado Constantinopla. A atualização irá trazer uma maior eficiência na rede e taxas mais baixas.
Constantinopla inclui cinco propostas diferentes de melhoria para o Ethereum. As propostas irão alterar permanentemente a blockchain com uma série de atualizações incompatíveis com versões anteriores.
Isso significa que os nós da rede que executam Ethereum devem atualizar-se junto com todo o sistema ou continuar funcionando como uma entidade separada.
A atualização foi projetada principalmente para melhorar o protocolo que visa suavizar a transição de um algoritmo de consenso de POW para POS .
Caracterizada principalmente como uma “atualização de manutenção e otimização”, a Constantinople apresenta recursos pequenos, mas altamente técnicos.
Notícias recentes afirmam que a Constantinopla chegará à rede de teste (testnet) na segunda semana de outubro. Uma testnet se comporta de maneira muito semelhante à rede real. A rede de testes é chamada de “Ropsten” e usa prova de trabalho.
As chaves públicas e privadas do Ethereum também funcionam na rede de teste Ropsten.
Ainda que que o Ethereum esteja prestes a testar se tudo funciona em outubro, a data para o lançamento real não foi informada. O desenvolvedor Afri Schoedon afirma que está esperando a finalização de um bloco de desenvolvimento.
Ethereum é uma das mais famosas criptomoedas do mundo e segundo o Coinmarketcap é a segunda maior em capitalização de mercado.
Mesmo sendo a segunda maior, a moeda perdeu muito valor em 2018.
O valor do Ethereum caiu 85% desde a maior alta de todos os tempos em dezembro.
O desenvolvimento da Constantinopla está em seus estágios finais de revisão e teste, o número do bloco exato para quando a blockchain do Ethereum será atualizada não foi determinado. Os seguintes EIPs entrarão em vigor com a Constantinopla:
- EIP 145 – Abordagem mais rentável e eficiente para o processamento de informações
- EIP 1014 : Melhor abordagem para soluções de escalonamento de rede, como transações fora da blockchain
- EIP 1052 – Uma melhoria em como os contratos são processados
- EIP1234 – Atraso de 12 meses na dificuldade de mineração; reduzir as recompensas de mineração de 3 ETH para 2 ETH
- EIP 1283 – Uma maneira melhor de monetizar as alterações de armazenamento de dados (feitas por programadores de contratos inteligentes)