USAT, nova stablecoin da Tether, feita para o mercado americano. Fonte: USAT/Reprodução.
A Tether, emissora da stablecoin USDT, anunciou nesta sexta-feira (12) que estará lançando mais uma moeda. Chamada USAT, sua nova stablecoin visa cumprir a regulação dos EUA.
O projeto será liderado por Bo Hines, ex-Diretor Executivo do Conselho Cripto do Presidente americano Donald Trump, que já havia se juntado à Tether em agosto.
Atualmente a USDT é lastreada em diversos ativos, incluindo metais preciosos como ouro e até mesmo Bitcoin.
Conforme a SEC esclareceu no início do ano que stablecoins deveriam ser lastreadas por ativos de baixo risco e alta liquidez, como títulos do Tesouro, por exemplo, isso poderia forçar a Tether a liquidar seus mais de 93 mil bitcoins.
No entanto, a solução encontrada pela empresa foi lançar uma nova stablecoin focada ao mercado americano, a USAT. A ideia de ter dois produtos concorrentes já estava nos planos da Tether desde abril.
Paolo Ardoino, CEO da Tether, comentou que a USDT é a espinha dorsal da economia digital e o USAT é o próximo passo natural dessa jornada.
“A Tether já é um dos maiores detentores de Treasuries dos EUA porque acreditamos profundamente no poder duradouro do dólar.”
“O USAT é o nosso compromisso de garantir que o dólar não apenas continue dominante na era digital, mas prospere — por meio de produtos mais transparentes, mais resilientes, mais acessíveis e mais imparáveis do que nunca”, escreveu Ardoino.
A nova stablecoin da Tether também pode ajudar a empresa a se firmar em países com regulações mais pesadas, como acontece na Europa com o MiCA (Market in Crypto Assets).
Bo Hines, ex-assessor de Trump que ocupará o cargo de CEO da USAT, comentou que essa stablecoin será criada “para fortalecer o papel da América na economia global”.
A empresa Cantor Fitzgerald, antiga parceira da Tether e também ligada ao governo Trump, será responsável pela custódia dos ativos.
Caso a USAT seja vista como uma moeda mais segura que a USDT pelo mercado, é natural imaginar que parte de seus US$ 169,5 bilhões sejam convertidos na nova stablecoin.
No entanto, não fica claro se a USAT terá alcance global, o que pode reduzir este risco para a empresa que lucra bilhões com a USDT, tanto com títulos do Tesouro, quanto com ouro e Bitcoin.
Por outro lado, a Tether acusou suas rivais de usar política para enfraquecê-los. Ou seja, a USAT também pode ser vista como mais uma forte concorrente neste mercado.
“A Tether inventou a stablecoin. Agora estamos trazendo-a para casa.”
“Conheça a USAT — o dólar digital para criadores, trabalhadores e todos que ficaram para trás. Feito para a América. Rápido. Sem fronteiras”, escreveu a empresa. “A Tether está impulsionando dólares digitais para a próxima geração.”
Tether invented the stablecoin. Now we’re bringing it home 🇺🇸
Meet USA₮ — the digital dollar for creators, earners, and everyone left behind. Made for America. Fast. Borderless.
Tether is powering digital dollars for the next generation.
Coming soon.. pic.twitter.com/1ANlhR1oqR
— USAT (@USAT_io) September 12, 2025
Conforme a moeda ainda não foi lançada no mercado, cuidado com golpes.
Comentários