Tether

Tether anuncia a USAT, stablecoin focada no mercado americano

Share

A Tether, emissora da stablecoin USDT, anunciou nesta sexta-feira (12) que estará lançando mais uma moeda. Chamada USAT, sua nova stablecoin visa cumprir a regulação dos EUA.

O projeto será liderado por Bo Hines, ex-Diretor Executivo do Conselho Cripto do Presidente americano Donald Trump, que já havia se juntado à Tether em agosto.

Por que a Tether está lançando uma nova stablecoin?

Atualmente a USDT é lastreada em diversos ativos, incluindo metais preciosos como ouro e até mesmo Bitcoin.

Conforme a SEC esclareceu no início do ano que stablecoins deveriam ser lastreadas por ativos de baixo risco e alta liquidez, como títulos do Tesouro, por exemplo, isso poderia forçar a Tether a liquidar seus mais de 93 mil bitcoins.

No entanto, a solução encontrada pela empresa foi lançar uma nova stablecoin focada ao mercado americano, a USAT. A ideia de ter dois produtos concorrentes já estava nos planos da Tether desde abril.

Paolo Ardoino, CEO da Tether, comentou que a USDT é a espinha dorsal da economia digital e o USAT é o próximo passo natural dessa jornada.

“A Tether já é um dos maiores detentores de Treasuries dos EUA porque acreditamos profundamente no poder duradouro do dólar.”

“O USAT é o nosso compromisso de garantir que o dólar não apenas continue dominante na era digital, mas prospere — por meio de produtos mais transparentes, mais resilientes, mais acessíveis e mais imparáveis do que nunca”, escreveu Ardoino.

A nova stablecoin da Tether também pode ajudar a empresa a se firmar em países com regulações mais pesadas, como acontece na Europa com o MiCA (Market in Crypto Assets).

Bo Hines, ex-assessor de Trump que ocupará o cargo de CEO da USAT, comentou que essa stablecoin será criada “para fortalecer o papel da América na economia global”.

A empresa Cantor Fitzgerald, antiga parceira da Tether e também ligada ao governo Trump, será responsável pela custódia dos ativos.

USAT pode fragmentar o poder da USDT ou será uma nova ameaça para seus concorrentes?

Caso a USAT seja vista como uma moeda mais segura que a USDT pelo mercado, é natural imaginar que parte de seus US$ 169,5 bilhões sejam convertidos na nova stablecoin.

No entanto, não fica claro se a USAT terá alcance global, o que pode reduzir este risco para a empresa que lucra bilhões com a USDT, tanto com títulos do Tesouro, quanto com ouro e Bitcoin.

Por outro lado, a Tether acusou suas rivais de usar política para enfraquecê-los. Ou seja, a USAT também pode ser vista como mais uma forte concorrente neste mercado.

“A Tether inventou a stablecoin. Agora estamos trazendo-a para casa.”

“Conheça a USAT — o dólar digital para criadores, trabalhadores e todos que ficaram para trás. Feito para a América. Rápido. Sem fronteiras”, escreveu a empresa. “A Tether está impulsionando dólares digitais para a próxima geração.”

Tether is powering digital dollars for the next generation.

Coming soon.. pic.twitter.com/1ANlhR1oqR

— USAT (@USAT_io) September 12, 2025

Conforme a moeda ainda não foi lançada no mercado, cuidado com golpes.

Ganhe até R$ 500 em Bitcoin! Crie sua conta na: OKX.com

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, TwitterInstagram.
Henrique HK

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Comentários
Autor:
Henrique HK