Nesta terça-feira (30), a Tether, empresa que emite a stablecoin USDT, divulgou o início de uma mineração de bitcoin no Uruguai. Em nota, a Tether destacou que trabalhará com uma empresa regulada no país.
Antes um destino pouco conhecido por mineradores de bitcoin, a América do Sul tem chamado atenção nos últimos anos. No caso do Uruguai, boa parte da produção energética do país é criada por fontes renováveis.
Com a chegada da Tether na região, a empresa demonstra apoio ao bitcoin e segue investindo no futuro da indústria.
“Estamos liderando a mineração sustentável de bitcoin”, diz CTO da Tether após investimentos no Uruguai
Além de investir no mercado de criptomoedas, a Tether iniciou uma nova divisão de investimentos em energia renovável. Ao investir recursos na produção de energia e no lançamento de operações sustentáveis de mineração de Bitcoin no Uruguai, em colaboração com uma empresa licenciada local, a empresa acredita dar mais um passo importante como um negócio de tecnologia global.
De acordo com Paolo Ardoino, CTO da Tether, sua empresa está liderando o caminho da mineração sustentável de bitcoin.
“Ao aproveitar o poder das capacidades de energia renovável do Bitcoin e do Uruguai, a Tether está liderando o caminho na mineração sustentável e responsável de Bitcoin. Nosso compromisso inabalável com as energias renováveis garante que cada Bitcoin que extraímos deixe uma pegada ecológica mínima, mantendo a segurança e a integridade da rede Bitcoin. A Tether se orgulha de liderar um movimento que combina tecnologia de ponta, práticas sustentáveis e inovação financeira.”
Uruguai tem rede energética robusta, diz Tether
Em nota ao mercado, a Tether diz que o Uruguai é um país com o sistema energético robusto, que poderá dar condições para que a mineração de bitcoin floresça ainda mais.
Isso porque, o país investiu em infraestrutura de energia nos últimos anos, criando uma rede confiável para atender a demandas industriais modernas. Dados da produção indicam que 94% da geração de eletricidade ocorre a partir de fontes renováveis, predominantemente energia eólica e solar.
Segundo a Tether, toda sua mineração de bitcoin será sustentável, o que torna a produção da moeda digital mais verde.
Tether quer contratar especialistas em energia
Embora não tenha divulgado o nome da empresa parceira no Uruguai, a Tether indica que seguirá investindo no setor de energia renovável.
Para isso, espera até contratar mais especialistas que entendam do tema, que podem ajudar a empresa a crescer no setor.
De acordo com a empresa, seu objetivo é se tornar um líder global em tecnologia, e esta última iniciativa mostra o compromisso da Tether com a inovação energética e o futuro da criptomoeda.