O fundador da empresa Suno, Tiago Reis, disse que está estudando a tecnologia NFT, baseada em criptomoedas. No Brasil, apesar de ser considerado um dos maiores críticos do Bitcoin, ele começou a observar o mercado de criptomoedas em 2021 via ETFs listados na B3.
Vale lembrar que Tiago é um dos principais combatentes de pirâmides financeiras no país, algumas das quais se utilizaram da imagem do Bitcoin, como a Midas Trend, por exemplo.
As críticas públicas de Tiago Reis sobre o mercado de NFTs
Em setembro de 2021, Tiago Reis criticou veementemente os jogos NFTs que estavam sendo lançados no mercado. Segundo sua visão sobre o assunto, as pessoas estavam prometendo jogos para se ganhar criptomoedas, realizando a venda de tokens e não entregando os produtos.
Assim, o mercado de jogos em NFT seria uma nova forma de se criar pirâmides financeiras no mercado, assunto que ele combate há alguns anos.
Passados alguns dias, já no início do mês de outubro de 2021, Tiago Reis voltou a falar sobre os NFTs publicamente, afirmando que essa tecnologia era uma pirâmide financeira, mais sofisticada que Unick Forex e outras que atacaram no Brasil.
Ainda em outubro, o fundador da Suno observou a venda de um NFT por cerca de US$ 530 milhões, um dos mais caros já vendidos no mercado até então, afirmando que venderia um melhor por metade do preço.
Eu vendo um melhor por metade do preço. Mandem inbox. https://t.co/84mHOcUg02
— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) October 29, 2021
NFT é um termo abreviado para token não-fungível e significa que qualquer objeto real pode ser tokenizado em blockchain. Vários NFTs também são artes que existem apenas em ambientes digitais, sendo este um dos setores em que a tecnologia é aplicada, mas não o único.
“Estou dando uma olhada”
No último domingo (21), o fundador da Suno foi até o Twitter explicar sobre a mudança de opinião sobre o mercado de NFTs. Segundo Tiago Reis, ele está dando uma olhada e não investiu nada ainda neste setor.
De qualquer forma, ele acredita que os NFTs levam aos investidores uma diversão com itens colecionáveis, algo similar a troca de figurinhas da Copa do Mundo. Ele lembrou que algumas ações de empresas no mercado poderiam ser tokenizadas e vendidas como NFTs, como no caso da Apple, por exemplo, que tem ações escassas.
Essa realidade daria aos investidores do mercado mais diversão e atrairia um público maior, visto que o mercado financeiro atual é muito sério.
Nós do mercado financeiro tradicional precisamos aprender a como transformar uma ação da Apple (que é cada vez mais escassa por conta das recompras) tão divertido como trocar figurinhas de futebol, se quisermos apelar para um público maior.
Diversão importa! E isso perdemos…
— Tiago Guitián Reis (@Tiagogreis) November 21, 2021
A ideia de Tiago Reis de deixar o mundo mais interessante por meio de NFT é compartilhada até pelo fundador da criptomoeda Ethereum, Vitalik Buterin.
Em uma carta aberta recentemente, ele lembrou que os NFTs são fundamentais para levar inovação para cidades inteligentes, algumas das quais já estão utilizando criptomoedas, como Miami e Nova Iorque.