A Ticketmaster, líder global em venda de ingressos adquiriu a startup de blockchain “Upgraded”. A empresa planeja utilizar a tecnologia DLT e “tickets inteligentes” para combater fraudes no setor.
A Live Nation se fundiu com a Ticketmaster em 2010 para formar a Live Nation Entertainment, que é a gigante da música que conhecemos hoje.
A empresa possui participação acionária em muitos dos locais de entretenimento nos EUA. A Ticketmaster também promove mais de 30.000 shows e fatura centenas de milhões de dólares com ingressos todo ano.
A Live Nation Entertainment gera mais de US $ 10 bilhões em receita, o potencial da tecnologia blockchain por meio da “Upgraded” irá validar mais do que seus resultados.
A empresa se tornou tão dominante em seu setor que seus principais concorrentes a acusaram de práticas antitéticas que acabaram levando o Departamento de Justiça a investigar o caso no início deste ano.
Esta aquisição veio em um momento crucial devido ao fato de que a Live Nation foi recentemente atingida por uma ação coletiva por supostamente ter operado um golpe de escassez de ingressos.
O problema é comum na industria de ingressos, no Brasil, a Tickets 4 Fun foi investigada pelo ministério da justiça depois que milhares de fãs denunciaram problemas para adquirir ingressos para shows.
Só o tempo dirá se a aquisição da startup de blockchain ajudará a empresa a aliviar e reinventar a gigante da música como uma empresa que se orgulha da transparência.
A fundadora da Upgraded, Sandy Kaund, disse que a parceria entre as duas empresas traria “a transparencia da blockchain para milhões de fãs de música”.
Khaund, que fundou a Upgraded em 2016, afirmou que mais aplicativos para a tecnologia seriam lançados em breve. O fundador também destacou que sua empresa não era apenas para evitar fraudes, mas também permitir que os ingressos servissem como uma ferramenta de marketing de alta tecnologia.
Ele prosseguiu afirmando que o potencial da tecnologia blockchain permite que qualquer pessoa defina restrições de preço e oculte seu código de barras até duas horas antes do evento. A tecnologia também tem a capacidade de revelar o código de barras a 1 km do local.