O CEO da Apple, Tim Cook fez um discurso sobre ética e certas inovações tecnológicas destacando as várias maneiras pelas quais as grandes empresas rastreiam, exploram e vendem a vida digital das pessoas.
O discurso instigador aconteceu na 40ª conferência Internacional de Proteção de Dados e Privacidade (ICDPPC) em Bruxelas.
Seu discurso mostrou uma visão sobre o fato de que os produtos da Apple acumularam uma incrível quantidade de dados privados. Ele argumentou que o avanço da IA (inteligência artificial), reunindo perfis das pessoas, é “preguiça” e não “eficiência”.
Falando ainda mais, Cook aprovou a Lei GDPR da UE, que dá às pessoas o controle sobre seus próprios dados. Ele também disse que as empresas devem fazer mais para proteger dados de seus usuários.
Ele afirmou que a indústria de tecnologia pode alcançar tanto a inteligência artificial quanto o padrão de privacidade, acrescentando que não é uma “possibilidade”, mas uma “responsabilidade”.
Durante o discurso para autoridades de privacidade, Cook exaltou a importância da legislação para proteger os direitos individuais.
________
“Vimos como a tecnologia pode prejudicar, em vez de ajudar”, Plataformas e algoritmos que prometem melhorar nossas vidas podem realmente ampliar nossas piores tendências humanas”.
Sobre os esforços de sua própria empresa, ele disse que a Apple acredita que a privacidade é um direito humano fundamental, mas também reconhece que nem todo mundo vê dessa maneira. O desejo de colocar lucros antes da privacidade não é novidade, Disse.
Quando se trata de anúncios em particular, a Apple tem sido bastante clara que a privacidade vem em primeiro lugar.
No ano passado, a empresa lançou um recurso chamado Intelligent Tracking Prevention (ITP) que tornou mais difícil para terceiros obter dados sobre os usuários do navegador Safari. A ferramenta limita a capacidade dos proprietários de sites rastrearem usuários usando cookies.
O que isso significa para a indústria de blockchain?
Essencialmente, um olhar crítico na mensagem de Cook revela uma grande quantidade de informações sobre a tecnologia de contabilidade distribuída (DLT).
A razão é que o CEO afirmou que os dados devem ser controlados pelo consumidor. Dessa forma, ele está defendendo a causa da tecnologia blockchain.
De fato, vale ressaltar que a tecnologia blockchain prioriza um sistema descentralizado e transparente. Além disso, permite que os usuários controlem seus próprios dados e identidades digitais.
A chamada WEB 3.0 que é baseada e blockchain já possui centenas de aplicativos que garantem a transparência e controle de dados por parte dos usuários.
No entanto, este não é o caso no mundo corporativo atual. As empresas de hoje atuam como árbitros e guardiões de uma enorme quantidade de conteúdo centralizado de usuários.
As pessoas querem mais conveniência e controle sobre suas informações. Ainda é necessário promover a tecnologia Blockchain para pessoas que usam linguagens simples e interfaces amigáveis.
Não há como negar o fato de que a ética pode não direcionar o futuro da tecnologia tão rapidamente quanto esperamos. A tecnologia blockchain é o caminho para o que Tim Cook falou, ao contrário da tecnologia atual que se concentra em ganhar dinheiro com dados privados das pessoas.
Via: Cryptoblockwire