A blockchain ligada ao aplicativo de mensagens Telegram, a TON, anunciou uma novidade ligada ao armazenamento de dados na internet similar ao Torrent, que pode render criptomoedas aos usuários. Segundo a fundação que administra a novidade, o recurso deve ajudar a evoluir a internet.
Isso porque, o armazenamento descentralizado deve ajudar os usuários a manter seus arquivos com mais segurança. A novidade, anunciada na última semana em Londres, é chamada TON Storage.
Além de rivalizar com o Torrent, a novidade também concorre com serviços como Google Drive, Dropbox, entre outros que funcionam em nuvens de empresas de tecnologia.
Blockchain do Telegram: TON lança novo serviço e deve remunerar em criptomoedas seus usuários, entenda como funciona
Em valor de mercado, a Toncoin (TON) é a 24.ª maior nesta terça-feira (10), registrando uma alta de 16% nos últimos 30 dias, cotada em US$ 2,14.
E uma das recentes novidades da rede, apresentada ao mercado em comunicado de imprensa, envolve a chegado do TON Storage.
De acordo com fundador da Fundação TON, Anatoly Makosov, a novidade é um passo em direção a internet aberta e descentralizada.
“O lançamento do TON Storage era muito esperado; essa tecnologia pode ser usada tanto por usuários individuais quanto por serviços com um público multimilionário. Fornecer uma solução confiável de armazenamento distribuído é o próximo passo na concretização de nossa visão de uma internet aberta e descentralizada. Mal podemos esperar para ver quais produtos nossa comunidade criará usando essa tecnologia.”
Ao utilizar o blockchain TON, usuários podem compartilhar arquivos, similar ao Torrent. Os dados compartilhados passam por backup automático e criptografia para sua maior proteção, declarou a fundação que cuida do lançamento.
A maior diferença para os Torrents, contudo, é que no caso deste os usuários precisam de pelo menos um nó de armazenamento ativo. Já na rede TON, os usuários contarão com incentivos financeiros para guardar arquivos por um período pré-determinado.
Ganhar criptomoedas para armazenar arquivos
Em resumo, a blockchain do Telegram pretende criar mecanismos com contrato inteligente para manter a guarda de arquivos conforme regras. Os pagamentos ocorrerão em Toncoin, o que deve agitar o mercado da moeda.
Qualquer pessoa interessada em guardar arquivos pode ser um nó da rede. Além disso, as soluções TON Sites e TON DNS devem passar por integração com a TON Storage, dando opções para sites operarem sem um IP Fixo. O objetivo da aplicação do Telegram é ajudar a internet a se tornar cada vez mais descentralizada.
Vale lembrar que os planos do concorrente do Whatsapp são muitos com criptomoedas. O fundador do Telegram, em dezembro de 2022, apresentou sua ideia de lançar uma carteira de criptomoedas e até corretora descentralizada em breve.