Apesar do banho de sangue dos últimos dias, três métricas apontam que investidores e mineradores estão confiantes no Bitcoin. A primeira delas é o hash rate, novamente em seu topo histórico, a segunda são os longs em bitcoin na Bitfinex e a última é o crescimento da lightning network.
Embora o hash rate seja mais dependente do preço do que o contrário, é notável que os mineradores estão confiantes no Bitcoin. Mesmo com vendas de reservas no mercado aberto para cobrir despesas.
Segundo dados do Blockchain.com, o Bitcoin nunca esteve tão seguro em termos de ataques. Na média de 7 dias, é possível ver que os mineradores estão processando 227 milhões de tera hash por segundo.
Em outras palavras, os mineradores não estão desligando seus equipamentos, mesmo com a queda brutal do Bitcoin, de novembro para cá. O que pode ser considerado como um otimismo por parte da indústria, de que o BTC não cairá mais.
Longs em Bitcoin na Bitfinex batem recorde
A segunda métrica é o número de longs em Bitcoin na exchange Bitfinex. Desde o início de maio, este número está aumentando a uma taxa rápida, indo na direção contrária do preço.
No total há mais de 107.908 BTC, equivalentes a R$ 12 bilhões, apostando em uma reversão do mercado. Entretanto, vale notar que muitas destas ordens estão no prejuízo, conforme o Bitcoin despencou 48% dese maio.
De qualquer forma, estes longs também podem ser considerados como outro motivo de que este é o fundo do Bitcoin ou, pelo menos, que os touros ainda não desistiram da briga com os ursos.
Lightning Network atinge 4.000 BTC de capacidade
Por fim, também é válido notar que a Lightning Network (LN), solução de segunda camada do Bitcoin, continua crescendo. No momento, sua capacidade é de 4.007 BTC (R$ 434 milhões), um aumento de 5% em relação ao mês passado.
Portanto, isso mostra que as pessoas estão usando o Bitcoin para pagamentos do dia a dia conforme a LN permite transações com taxas quase nulas e com confirmações instantâneas. Lentamente, mais exchanges estão adotando esta tecnologia, por exemplo, melhorando ainda mais a experiência dos usuários, gerando mais uso.