Nós últimos dias, entre o fim de novembro e início de dezembro, as comunidades da Ethereum e Tron estão a ver uma crescente treta entre os fundadores das redes blockchain, que atualmente competem também pelo mesmo nicho de mercado.
As criptomoedas deixaram de ser somente para fins transações como pensou Satoshi Nakamoto ao criar o Bitcoin, pois após a blockchain ser percebida como tecnologia adjacente ao BTC e de imenso potencial, pensou-se em diversas aplicações utilizando a mesma.
Isso levou a criação do Ethereum em 2015 como uma rede de processamento de aplicativos descentralizados (dApps) e smart contracts, do qual teria como ideia ser um super computador incensurável e imutável.
Com a estabilidade da rede, em 2017 vários projetos criaram ICO (Crowdfundind) na rede para financiar seus projetos, e mais do que isso, criaram aplicações dentro do ambiente.
Um dos projetos que teria se financiado em ETH foi a Tron (TRX), que teria começado como um token ERC20, mas em 2018 criou sua própria blockchain junto ao BitTorrent.
Com essa saída da TRX, o CEO da fintech Justin Sun começou a movimentar o seu projeto, financiando novas iniciativas e tentando mostrar o potencial de se criar aplicações na blockchain da Tron, e tem dado cutucadas no Ethereum para isso.
Em um dos casos, Justin Sun disse que com o período Bear Market os desenvolvedores Ethereum deveriam migrar para a Tron, visto as vantagens de sua rede com relação a taxas e transações.
Já no último dia 01 de dezembro, Sun teria “cutucado a onça com vara curta”, pois marcou Vitalik Buterin (CEO do Ethereum) em um Twitter para mostrar que a TRX seria superior ao ETH.
Justin Sun utilizou como base para o início direto da treta entre CEOs, uma entrevista de Vitalik ao portal AmbCrypto, do qual o último teria dito que “a próxima onda de adoção das criptomoedas não será construída no Hype”. Justin afirmou que Vitalik teria confessado que o ETH foi contruído no hype.
Após isso, Justin Sun citando a fala de Vitalik, disse que a Tron irá conduzir a próxima onda de adoção a criptomoedas com os seus aplicativos descentralizados e BitTorrent.
E para finalizar, Vitalik Buterin disse que através da heurística de Sun, e por o mesmo ter utilizado um símbolo do Dólar em seu Twitter, o CEO da Tron seria uma pessoa que não vale a pena ser ouvida.
Ao que parece, a discussão não teve grandes movimentações no sentido da tecnologia das redes, mas apenas uma disputa de egos e ideais mostrando entretanto que as duas redes estão em confronto direto pela posição de destaque no mercado de aplicativos descentralizados.
No momento da escrita desta, Ethereum continua na terceira posição do mercado, e a Tron na posição 12.