Para Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, o “tribalismo” do Bitcoin é o que está segurando toda a indústria de criptomoedas próximo aos seus R$ 10 trilhões. Sua fala ocorreu em conversa com a CNBC, na semana passada, durante o evento Paris Blockchain Week Summit.
Tendo trabalhado no Yahoo nos anos 2000, Garlinghouse chega a comparar a indústria de criptomoedas a era PontoCom, afirmando que há espaço para diferentes tipos de projetos. Além disso, afirma possuir mais do que XRP em seu portfólio.
Sua moeda, a XRP, é a sexta maior do mercado com uma capitalização de R$ 350 bilhões. Contudo, a XRP já chegou a ser a 2ª maior, entretanto processos judiciais podem ter diminuído o interesse pela mesma.
Maximalistas do Bitcoin
Uma das maiores características do mercado de criptomoedas é a sua separação por grupos. O maior deles são os maximalistas de Bitcoin, que basicamente acreditam que todas outras moedas são golpes.
Embora o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, não acredite que a polarização seja saudável, ele afirma que é esse “tribalismo” relacionado ao Bitcoin, e outras criptomoedas, que estão sustentando esta indústria de 10 trilhões de reais.
Indo além, Garlinghouse compara o setor das criptomoedas à era PontoCom, na qual também participou durante o final dos anos 90 e início dos anos 2000 quando trabalhou no Yahoo.
“O Yahoo pode ter sucesso e o eBay também… Eles estão resolvendo problemas diferentes. Existem diferentes casos de uso e diferentes públicos e mercados. Penso que muitos desses paralelos existem hoje.”
Mesmo que a principal lembrança desta era seja o estouro de uma bolha, a frase acima é uma lembrança de que alguns projetos, que são bons, continuarão vivos. Finalizando, o CEO da Ripple afirmou que possui Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), e algumas outras criptomoedas, mostrando confiança nos mesmos.
Ripple vs SEC
Deixando outras moedas de lado, a principal preocupação do CEO da Ripple, bem como dos detentores de XRP, é a sua batalha com a SEC, a comissão de valores mobiliários dos EUA.
Com mais de um ano de duração, o processo da SEC afirma que a Ripple realizou uma venda não-autorizada de títulos durante a venda de XRP. Portanto, toda centralização por trás deste projeto está tendo seus efeitos após anos de brilho.
Entretanto, Garlinghouse mostrou-se confiante, afirmando que eles estão indo bem e que, na verdade, a justiça é que é lenta. De qualquer forma, parece que essa história ainda renderá boas mudanças no preço da XRP.