O mundo do futebol vê florescer as criptomoedas para seus torcedores e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro marcou um evento sobre o tema.
De fato, a ideia nem é tão nova assim, com clubes começando a criar essas inovações nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, o Avaí disputava a Série B do Campeonato Brasileiro e já imaginava como seria sua criptomoeda.
Essa realidade chegou aos clubes como uma forma de buscar financiamento diretamente com seus torcedores, algo que antes das criptomoedas era complicado.
Vale notar que o mercado de moedas digitais se orgulha de carregar o lema da “desintermediação”, ou seja, liga as pontas interessadas em uma negociação, desburocratizando o acesso ao setor.
Tribunal do Rio de Janeiro discute os impactos das criptomoedas de futebol
O Fórum de Direito e Economia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro marcou para esta quinta-feira (9) um evento sobre um tema em alta nos últimos meses: criptomoedas de futebol.
Com grandes clubes pelo mundo aderindo a essa novidade, a realidade acabou não diferindo no Brasil. No final de 2020, por exemplo, o Vasco lançou um token lastreado em seu mecanismo de solidariedade da FIFA, e foi seguido depois por clubes como Cruzeiro e nos últimos dias o Curitiba.
Já clubes como Atlético Mineiro e Corinthians fizeram a venda de suas criptomoedas próprias, a $GALO e $SCCP respectivamente. Ambas foram criadas em parceria com a Sócios.com, que em breve criará também a criptomoeda do Flamengo.
E mais um clube do Rio de Janeiro pretende criar sua própria moeda, desta vez o Botafogo, que disputa a Série B este ano e já anunciou que pretende captar dinheiro com seus torcedores por essa modalidade, segundo o Globo Esporte.
Assim, com o mercado de criptomoedas de clubes de futebol se mostrando aquecido no Brasil, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro promove o evento “Criptomoedas & Clube Empresa“, nesta quinta às 18 horas.
Com inscrições gratuitas e com o evento aberto ao público pela plataforma Zoom, este será aberto pelo Desembargador Luiz Roberto Ayoub, Vice-Presidente do Fórum Permanente de Direito e Economia.
Durante o evento, uma das palestras será o advogado Pablo Cerdeira com o tema “Criptoativos e Seus Usos no Mercado Esportivo e Na Recuperação de Clubes“.
Outra palestra durante o evento será sobre “Criptoativos como Instrumentos de Monetização”, apresentada por Leonardo Coelho. O assunto certamente é inovador no Brasil, que agora acompanha os clubes inovando na captação de recursos com seus torcedores, recorrendo às inovações advindas do Bitcoin.