Presidente dos EUA alerta ao Brasil que não aumente taxas em represália (Foto: Alan Santos/PR)
O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump cumpriu a sua promessa realizada no dia 07 de julho nesta quarta-feira (9), ao determinar uma taxa de 50% ao Brasil, um país membro dos BRICS.
No dia 7, Trump publicou em sua rede social, a Truth, que todos os países alinhados com o BRICS querem o fim da hegemonia do Dólar. Vale lembrar que o bloco que tem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul já esboçou no passado até a possibilidade de criar uma moeda digital própria do BRICS.
Assim, nesta quarta Trump enviou um documento oficial endereçado ao presidente Lula do Brasil, alegando que o sistema eleitoral brasileiro passa por problemas. Ele citou como justificativa a importância de liberdade de expressão, o que no Brasil não tem ocorrido em sua visão.
As taxas comerciais de 50% apresentadas por Trump ao Brasil ocorrem após ele divulgar um texto em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. De qualquer forma, o início da pesada tributação só começa a valer no próximo mês de agosto, a partir do dia 1.
“Devido, em parte, aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como ilustrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS para plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e expulsão do mercado de mídias sociais brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todo e qualquer produto brasileiro enviado para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais. Mercadorias reexpedidas para evitar esta tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta“, diz Trump em documento.
Trump também diz que a longa relação comercial entre os países é injusta para os Estados Unidos. “Por favor, entenda que o número de 50% é muito menor do que o necessário para termos as condições de igualdade que precisamos ter com o seu país. E é necessário ter isso para retificar as graves injustiças do regime atual“, diz o presidente dos EUA.
Por fim, ele alerta ao Brasil que não suspenda as taxas em retaliação, visto que se isso ocorrer ocorrerá um novo aumento na tributação ao país proporcional.
Em uma publicação no dia 7, Trump havia alertado que as políticas do BRICS são antiamericanas e prejudicam a estabilidade mundial.
“Qualquer país que se aliar às políticas antiamericanas dos BRICS pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a esta política. Agradecemos a sua atenção“, disse.
Comentários