Peter Schiff, famoso economista que previu a crise de 2008, está cético em relação a recente alta do Bitcoin. Em tuíte publicado nesta quarta-feira (6), ele afirma que Donald Trump trairá a confiança de seus eleitores que o elegeram para impulsionar essa indústria.
Grande defensor do ouro e crítico do Bitcoin, Schiff aproveitou a oportunidade para também desdenhar a disparada da criptomoeda. Em suma, ele afirma que o BTC quebrou seu recorde de preço em dólar, mas não em ouro.
Os comentários da publicação estão lotados de bitcoiners tirando sarro do economista. Embora o ouro esteja em um bom ano, subindo 29,5% desde janeiro, o metal teve um desempenho medíocre em comparação ao Bitcoin desde seu lançamento em 2009.
Peter Schiff fala sobre eleições, ouro e Bitcoin
Peter Schiff tem muito em comum com investidores de Bitcoin. Como exemplo, o economista é um grande crítico das moedas fiduciárias e da inflação gerada por governos.
No entanto, ele preferiu tomar essa comunidade como sua inimiga e há anos vem falando mal da criptomoeda. Nesta quarta-feira (6), não foi diferente.
“O Bitcoin pode ter atingido uma alta recorde em dólares, mas ainda está cerca de 27% abaixo de sua máxima em ouro.”
Embora seja difícil encontrar algum gráfico desses dois ativos, o par XAUT/BTC, que se refere a uma stablecoin lastreada em ouro criada pela Tether, mostram que os dados apresentados por Schiff estão certos.
No entanto, outros gráficos com dados mais antigos mostram o quanto o Bitcoin cresceu frente ao ouro nos últimos anos. Schiff conheceu o Bitcoin em 2010 e, em debate realizado em março, se mostrou arrependido de não ter comprado.
Voltando ao seu tuíte, o economista disse estar cético sobre as promessas de Donald Trump à indústria de criptomoedas.
“[O Bitcoin] está subindo apesar do aumento do dólar e da alta nos rendimentos dos títulos, enquanto especuladores apostam que Trump será o presidente do Bitcoin. Essa é uma das várias promessas que Trump irá quebrar.”
#Bitcoin may have hit a record high in dollars, but it's still about 27% below its record high in #gold. It's rising despite the spike in the dollar and jump in bond yields, as speculators bet #Trump will be the Bitcoin president. That's one of several promises Trump will break.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) November 6, 2024
Os comentários são a melhor parte. Enquanto alguns recomendam que ele delete sua conta, outros dizem para ele “se juntar ao barco”. Memes no estilo “homens velhos brigam com bitcoin” também podem ser encontrados na publicação.
“Trump não terá BTC para vender”, alertou economista recentemente
No início de outubro de 2024, Peter Schiff alertou que o governo dos EUA se preparava para uma venda de bitcoins histórica. Na ocasião, ele disse que R$ 24 bilhões poderiam ser liquidados.
Além disso, ele declarou que a venda de bitcoins pelo Governo de Joe Biden iria zerar o estoque dos EUA, indicando que nem mesmo se Trump ganhasse, ele teria que se preocupar com o assunto.
Com Trump vencendo, ele agora aposta na quebra de promessas do novo presidente dos EUA, algo que os fãs do bitcoin não estão esperando.