Nesta quinta-feira (5) vimos pela primeira vez o Bitcoin a 100 mil dólares, um preço recorde que acontece após a indicação de Paul Atkins para a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC.
O responsável por nomeá-lo é o futuro presidente do país, Donald Trump. E vendo a valorização do Bitcoin, ele resolveu parabenizar os investidores pelo recorde.
“PARABÉNS BITCOINERS!!! $100.000!!! DE NADA!!! Juntos, faremos a América grande novamente!”, disse ele em sua rede social, a Truth Social.
Além disso, Trump também usou seu famoso slogan de campanha, com a promessa de fazer a América grande de novo. É claro que isso indica uma posição favorável para o Bitcoin em seu novo governo, algo que deve valorizar ainda mais o ativo digital.
Se hoje Donald Trump comemora o Bitcoin a 100 mil dólares, nem sempre as coisas foram assim. No seu primeiro mandato como presidente, ele fez várias declarações contra a criptomoeda. Inclusive, em mais do que uma ocasião a chamou de fraude.
Mas de uns tempos para cá Trump começou a reconhecer o Bitcoin pela sua importância e crescente demanda no mercado. Inclusive, ele já declarou que pretende criar uma reserva estratégica de BTC para os EUA.
E um dos motivos, além de sua confiança no ativo digital, é fazer frente com a moeda digital da China, que está em forte ascensão.
Impactos no futuro do Bitcoin a 100 mil dólares
Todos os acenos positivos de Donald Trump com relação ao Bitcoin também pode ter impacto direto para o futuro da criptomoeda. Nesse sentido, especialistas estimam que o ativo digital pode bater a marca dos 200 mil dólares até o fim de 2025.
Mas é claro que, para que isso aconteça, é preciso que a ligação entre a criptomoeda e a economia dos EUA continue se fortalecendo. A boa notícia para os investidores é que, ao que tudo indica (inclusive a mensagem do futuro presidente na Truth Social), isso deve acontecer.
Seja como for, esse novo movimento positivo do dólar, pelo menos até o momento, tem sido chamado de efeito Trump. Agora basta saber se a sua influência continuará tão grande e positiva no ativo digital a partir do ano que vem.
Ao mesmo tempo que o temos o Bitcoin a 100 mil dólares pela primeira vez na história, esta não é uma tendência global. Na Coreia do Sul a criptomoeda chegou a cair 23% na última terça-feira, como consequência da lei marcial declarada pelo presidente Yoon Suk Yeol.
Mesmo que ele tenha voltado atrás na sua decisão, isso causou um grande estresse no mercado, refletindo-se também nos ativos digitais.