Twitter anuncia equipe dedicada a criptomoedas

A busca por descentralização acontece no mesmo momento em que seu rival, o Reddit, anuncia estar caminhando na direção de uma transformação. Ambas redes sociais estão tentando ser mais descentralizadas e recompensar seus criadores de conteúdos.

Após a implementação do sistema de tips (doações) com bitcoin no Twitter em setembro, a rede social está apostando em mais descentralização. A empresa afirmou ao Financial Times que montou uma equipe dedicada as criptomoedas.

A vontade de ser uma rede social mais descentralizada é de longa data, o Twitter tem projetos deste tipo há quase três anos. Todavia, a pressão da concorrência, como o Reddit, parece estar acelerando este progresso.

O mesmo pode ser visto em outros setores, como o de jogos. Cada vez mais os usuários estão preferindo modelos de negócios que os recompensem, deixando de ser um produto e tornando-se uma espécie de sócio.

Twitter Crypto

Conforme a internet está avançando rumo a uma nova era, chamada de web 3.0, onde os usuários poderão ter mais participação em termos de decisão e receita, o Twitter parece estar abraçando esta causa.

Segundo comentários ao Financial Times, o Twitter Crypto terá foco em uma rede social descentralizada, explorando tecnologias e casos de uso que possam melhorar a experiência do usuário.

“Nós estamos explorando maneiras de incorporar tecnologias descentralizadas em nossos produtos e infraestrutura”

Além do sistema de doações em bitcoin através da lightning network — solução de segunda camada para o Bitcoin — o Twitter também já estava estudando a implementação de NFTs, de forma que seus usuários possam utilizá-los como avatar.

“Há muito mais a explorar para ajudar as pessoas a participarem da promessa de uma internet descentralizada e em evolução, diretamente no Twitter.”

Os planos são antigos, desde 2019

Jack Dorsey, CEO do Twitter, já possui planos deste tipo desde 2019. Em um tweet desta data, ele afirma que a empresa contratou uma pequena equipe para o desenvolvimento de uma rede social mais descentralizada.

Apesar disso, Dorsey admite que embora o Twitter fosse mais aberto em seu começo, acabou tornando-se cada vez mais centralizado. Suas desculpas envolvem políticas globais que pressionam a rede social a cumprir certas regras.

A busca por descentralização acontece no mesmo momento em que seu rival, o Reddit, anuncia estar caminhando na direção de uma transformação. Ambas redes sociais estão tentando ser mais descentralizadas e recompensar seus criadores de conteúdos.

Já o Facebook, parece estar abandonando este barco após a mudança de nome para Meta. A posição destras três empresas é um grande sinal de declínio das redes sociais, que precisam mudar antes que acabem sendo substituídas por outras onde o usuário é o maior foco.

O mesmo acontece em outros setores, como de jogos, onde o fenômeno de jogos play-to-earn (jogue para ganhar), está chamando a atenção de empresas mais tradicionais como EA e Ubisoft. A web 3.0 está ai e todos precisam se reinventar, agora os usuários querem ter uma maior participação nestes negócios.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias