A gigante do varejo norte-americano, Target, teve sua conta no Twitter brevemente hackeada por golpistas que publicaram links mal-intencionados para seus quase dois milhões de seguidores.
O tweet prometia 5.000 BTC para a comunidade em troca de uma “pequena taxa” de 0,2 a 4 BTC – Um golpe comum que acontece com muita frequência no Twitter.
Felizmente o tweet foi excluído rapidamente, mas muitos o viram e disseram que ele foi promovido por um curto período de tempo. O usuário do Twitter @clifford_banes disse:
“Caramba, alguém hackeou A Target e em seguida o Twitter vendeu espaço publicitário para um golpe de Bitcoin, presumivelmente em um cartão de crédito roubado.”
Danielle Schumann, porta-voz da Target, entrou em contato com o site de notícias Cryptonews.com com uma declaração oficial sobre o hack.
“No início da manhã, a conta do Twitter da Target foi acessada indevidamente. O acesso durou aproximadamente meia hora e um tweet foi postado durante esse tempo sobre um esquema de bitcoin. Estamos em contato com o Twitter, excluímos o tweet e bloqueamos a conta enquanto investigamos. “
Os golpistas do Twitter estão cada vez mais ousados: Recentemente uma conta verificada que afirmava ser de Elon Musk recebeu mais de US $ 180.000 em 24 horas.
Mesmo que por pouco tempo no ar, o hack da Target fez vítimas: O endereço Bitcoin revela que a carteira correspondente recebeu até agora um total de 5.86 BTC – cerca de USD 36.887 – de vítimas inocentes.
Dado que o tweet usava um layout gráfico semelhante ao usado anteriormente no scam envolvendo a conta falsa de Elon Musk, é possível que parte dessa soma seja de outros tweets.
Este golpe deixa um alerta sobre a contabilidade dos selos azuis do Twitter, que supostamente confirmam que uma conta é genuína. Eles também levantam questões sérias para o seu sistema de anúncios, já que o Twitte falso foi “Promovido” pelo Twitter.