Após uma série de testes realizada pela plataforma no início deste mês, finalmente o Twitter liberou a opção de usar Bitcoin em sua plataforma.
O comunicado foi feito através do blog oficial do Twitter, que além de ter liberado a opção de doação, ou tips em inglês, para todos os seus usuários, também aproveitou para lançar a opção de pagamento com Bitcoin através da Lightning Network.
Dentre os vários intermediários disponíveis para enviar dinheiro para outro usuário, como o Venmo e o Patreon, o Twitter também adicionou o GoFundMe e o PicPay, plataforma brasileira de pagamentos.
Por enquanto o recurso está disponível apenas para dispositivos iOS e, segundo a empresa, estará disponível para Android nas próximas semanas.
Lightning Network no Twitter
O serviço de pagamento com Bitcoin utiliza a carteira Strike, focada em transações usando a Lightning Network, que está disponível tanto para dispositivos Android e iOS quanto para computador, através de uma extensão do Chrome.
O gif acima publicado pela empresa mostra como é fácil e rápido enviar Bitcoin para outro usuário dentro do Twitter através da lightning network. Além do pagamento, também parece ser possível enviar uma mensagem em anexo com a transação.
O Twitter parece ter acelerado o processo de desenvolvimento de pagamentos com Bitcoin após El Salvador ter adotado o BTC como moeda legal no país. Afinal há um aviso, um tanto aleatório, de que o app Strike está disponivel em El Salvador.
Usuários já estão usando o serviço, no vídeo abaixo Jack Mallers, que está em Chicago nos EUA, envia 10 dólares para David que está em El Salvador e a transação acontece em poucos segundos, sem nenhuma taxa de transação.
I just published Announcing the Strike API
Today, @Twitter enables free, instant, global payments for their users with their integration of the Strike API.
What the internet did for communication, #Bitcoin + the Lightning Network is doing for money.https://t.co/jHkY6knXkP pic.twitter.com/FXujknG7sM
— Jack Mallers (@jackmallers) September 23, 2021
Outra possibilidade de utilizar este recurso é adicionar o seu endereço de BTC após ativar o recurso Tips, desta forma os usuários podem lhe enviar BTC através de outras carteiras além da Strike.
Enquanto o recurso oficial do Twitter não chega para usuários de Android e desktop, você pode utilizar soluções criadas por terceiros, como é o caso da extensão da Zebedee, que adiciona a funcionalidade de receber BTC através desta rede social.