Após a implementação da lightning network como opção de pagamento dentro da plataforma na semana passada, o Twitter voltou a apresentar novidades ao mostrar como será o uso de NFT na plataforma.
Ainda sem data de lançamento, o recurso promete impulsionar a indústria de NFT conforme à promove a milhões de usuários ao apresentar um caso de uso funcional, permitindo o uso de NFT como avatar e exibindo a sua coleção.
O Twitter é a rede social tradicional com maior afinidade com criptomoedas. Muito disso se deve ao fato de seu criador e atual CEO, Jack Dorsey, ser um fã do Bitcoin.
NFT no Twitter
A prévia do recurso foi apresentada por Mada Aflak, engenheira de software do Twitter que está trabalhando na integração de NFT e criptomoedas com a plataforma.
Com a nova ferramenta, você poderá editar o seu perfil e usar um NFT, que você possui, como avatar após conectar-se a uma carteira. Além disso, uma marca de verificação do Ethereum aparecerá ao lado do avatar, mostrando que ele foi criado nesta blockchain.
Embora não tenha sido dito, é muito provável que o Twitter vá trabalhar com outras blockchains além do Ethereum.
As promised, here is the first experiment. Feedbacks and ideas are welcome 🙂 https://t.co/TDyhibCXfG pic.twitter.com/2ifru9T2Pa
— Mada Aflak (@af_mada) September 29, 2021
Além de usar seus NFT como avatar, também há uma aba chamada Collectible, ou colecionáveis, em português. A partir dela será possível ver a sua coleção de NFTs, como se fosse uma coleção de mídia comum.
Críticas e sugestões
Enquanto muitas empresas trabalham em seus produtos de forma fechada, esta prévia de como será o serviço é um diferencial. A equipe também se mostrou aberta a críticas e sugestões, o que é um bom sinal.
“A comunidade de NFT no Twitter é incrível e muito grande! Então, eu realmente adoraria se você pudesse compartilhar suas idéias/feedbacks sobre como podemos servir melhor a comunidade de NFT no Twitter.”
E é claro que a comunidade já começou a dar as suas ideias. Alguns usuários comentaram se sentir preocupados com o uso de coleções falsas, afinal um NFT é apenas uma imagem que pode ser copiada. Alguns deles sugeriram o uso da verificação da OpenSea ou até mesmo uma do próprio Twitter.
Vale lembrar que esta é apenas uma demonstração do trabalho da equipe até agora. O Twitter ainda pode mudar bastante o seu projeto antes de lançá-lo ao público. Apesar disso, a comunidade de NFT parece ter aprovado a ferramenta e mal pode esperar para usá-la.