Há uma grande dúvida no mercado de criptomoedas sobre o que causou a recente queda no preço do Bitcoin.
Depois que a criptomoeda subiu para mais de US $ 61.000 no sábado (13), caiu para menos de US $ 55 mil na segunda-feira (15) com uma enorme pressão de venda.
Uma empresa de análise afirmou que a queda da moeda digital estava relacionada a uma transação de 18 mil bitcoins para a corretora de criptomoedas Gemini.
Porém, a afirmação foi contestada por outros analistas.
Inicialmente apontado pela CryptoQuant, uma baleia enviou um total de 18.961 bitcoins – avaliados em US $ 1,145 bilhão – para a Gemini.
Olhando para o gráfico do Bitcoin é possível ver que o preço caiu exatamente após esse aviso e houve uma queda de cerca de US $ 6.000 (R$ 33 mil).
“Alguém estaria tentando vender um bilhão de dólares em Bitcoin na Gemini?” De acordo com Ki Young Ju, fundador da CryptoQuant, depósitos desse tipo no passado foram um prelúdio para uma queda no preço.
Last time we got a big flow on Gemini
Chart👉 https://t.co/2hhxmyzx1v pic.twitter.com/FAAArkr7mU
— Ki Young Ju (@ki_young_ju) March 15, 2021
Transferência interna?
A afirmação feita pela CryptoQuant foi contestada. Dados da Glassnode e do analista Willy Woo enfatizaram que tal transferência não ocorreu. Woo apontou que a CryptoQuant forneceu dados incorretos.
Além dele, a Glassnode também disse que a transferência era interna na Gemini. “É bastante comum que as corretoras transfiram bilhões de dólares em Bitcoin entre suas próprias carteiras.”
Markets selling off due to bogus data saying $1b of BTC flowing into Gemini.
It's the 2nd time it's happened in the last 30 days.
Chart: leverage positions getting liquidated as traders sell off. Red dots showing the timing of the fake inflows. (28k and 18k BTC respectively) https://t.co/bQ8WvajyEJ pic.twitter.com/FtMPW2Oy03
— Willy Woo (@woonomic) March 15, 2021
Diante das contestações de Willy Woo e da Glassnode, a CryptoQuant respondeu que a transferência não foi interna.
Ela reforçou sua opinião de que os valores são sim de uma baleia e não da própria Gemini.
“A fonte de fundos não é da Gemini, se você rastrear transações. Eles não usam endereços P2SH para carteiras de depósitos de usuários cujo prefixo começa com ‘3’. Eles usam ‘bc1’ ou ‘1’. Esta NÃO é uma transferência interna.”, disse a empresa.
This is incorrect info.
The source of funds is not Gemini if you track down transactions. They don't use P2SH addresses for user deposits wallets which prefix starts with '3'. It is supposed to start with 'bc1' or '1'.
This is NOT an internal transfer.https://t.co/9ms4cEvBAR https://t.co/0xISIWkjGn pic.twitter.com/JVStHFIMgW
— CryptoQuant.com (@cryptoquant_com) March 15, 2021