Um recente estudo que analisou a logística do Brasil, estima que o país deve crescer a uma taxa anual composta em 9,51% até o ano de 2027. Para isso, a utilização das criptomoedas e a tecnologia blockchain poderá desempenhar um papel importante nas relações comerciais.
O estudo, publicado pela TechNavio, empresa que analisa diversos setores em todo o mundo, indica que o Brasil poderá crescer 11 bilhões de reais no período.
Um dos pontos de atenção no crescimento do país em seu comércio local depende do setor de comércio eletrônico e de serviços 3PL.
Estudo revela tendência de crescimento na logística do Brasil com melhor acesso das criptomoedas
Os pesquisadores estudaram os dados de vários anos, tomando como base o ano de 2022, e 2023 como ano estimado. Entre os motivos que frearam a atividade econômica do país, a pandemia foi o principal problema na visão dos pesquisadores.
Mas a situação, que enfraqueceu a moeda brasileira, também abriu a oportunidade para as empresas do país buscarem exportar seus produtos e serviços. O estudo ainda entende que o Brasil é o maior polo logístico da América Latina.
Com forte participação na cadeia produtiva do mercado automobilístico, os dados apontam que o mercado brasileiro vai crescer muito.
E a principal tendência do crescimento está no uso da tecnologia blockchain na cadeia de produção. Além disso, os pesquisadores apontam que o uso das criptomoedas em suas soluções de cadeia de suprimentos impulsiona ainda mais o mercado brasileiro de logística.
“No gerenciamento da cadeia de suprimentos, principalmente em logística, a tecnologia blockchain ajuda no desenvolvimento de um processo da cadeia de suprimentos econômico e eficaz. Para aumentar a eficiência e a segurança dos dados na cadeia de suprimentos, fornecedores de logística de terceiros começaram a usar criptomoedas em suas soluções da cadeia de suprimentos. A introdução da tecnologia blockchain no setor de logística impactará positivamente o crescimento do mercado de logística de terceiros do Brasil (3PL) durante o período previsto.”
Rodovias ruins ainda são barreiras ao crescimento econômico do país
A única barreira que pode impedir o crescimento do Brasil no setor logístico está em suas rodovias ruins e com altos custos associados. Os pesquisadores apontam que más condições em rodovias afetam a manutenção dos veículos, afetando “negativamente a competitividade dos produtos brasileiros em todo o mundo“.
Além disso, os analistas acreditam que a malha ferroviária subdesenvolvida piora ainda mais o quadro geral do Brasil. Com 140 páginas, o estudo completo está a venda para interessados em logística.