Neste sábado (13) o Bitcoin ultrapassou a marca de US $ 61 mil pela primeira vez na história, isso fez o valor total do mercado das criptomoedas ultrapassar o PIB do Canadá e da Itália.
A capitalização das criptomoedas é muito variável, portanto, seria injusto comparar as duas métricas, pois medem coisas completamente diferentes, contudo, serve para se ter uma ideia da ordem de grandeza.
De acordo com dados do CoinMarketCap, o valor total do mercado de criptomoedas ultrapassou US $ $1,85 trilhão, enquanto isso, o PIB do Canadá em 2020 foi de cerca de US $ 1,72 trilhão.
Isso coloca as criptomoedas com um valor de mercado abaixo do PIB de apenas 7 países. Sendo a Itália, a última nação a ser ‘superada’ pelas moedas digitais.
Quando comparado com empresas, as criptomoedas agora só estão abaixo de duas, a Apple (US $ 2 trilhões) e a Saudi Aramco (US $ 1.9 trilhão).
A Microsoft foi a mais nova companhia a ficar para trás e, curiosamente, o fundador da empresa, Bill Gates, tem criticado constantemente os ativos.