Criador do Ethereum “dá aula” à Elon Musk sobre limites da Dogecoin

Para Buterin, o perigo de escalar as capacidades da blockchain como se fosse apenas um software simples é que você diminui a descentralização da rede.

Ainda em seu momento de “Dogefather”, Elon Musk vem dizendo que a criptomoeda meme Dogecoin vai superar o Bitcoin e que está trabalhando junto com os desenvolvedores da criptomoeda para escalar a moeda em até 10x. Mas para o criador do Ethereum, Vitalik Buterin, os planos de Musk são “fundamentalmente falhos”, ensinando um pouco de blockchain para o empresário.

Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, jovem milionário e alguém que aparentemente entende bem mais de blockchain que Elon Musk, publicou um artigo extenso onde ele desbanca as afirmações de escalabilidade da blockchain da Dogecoin.

Intitulado “Os Limites da Escalabilidade da Blockchain”o artigo traz vários contra-argumentos para as afirmações de milagre que Musk está propondo para a blockchain da Dogecoin.

“É só aumentar todos os parâmetros e todos os problemas se resolvem. Mas a que custo?”, perguntou um trecho do artigo, fazendo referência a proposta de Musk de “aumentar as capacidades da Dogecoin.”

Em seu longo artigo, Vitalik afirma que existem motivos para uma blockchain possuir limites de escalabilidade e que as propostas de simplesmente aumentar os parâmetros de uma rede tornariam a blockchain muito mais centralizada e menos segura.

“Aumentar os parâmetros parece algo atrativo à primeira vista: Se você fizer as contas em um guardanapo, é fácil se convencer que um laptop comercial pode processar milhares de transações por segundo.”

Para Buterin, o perigo de escalar as capacidades da blockchain como se fosse apenas um software simples é que você diminui a descentralização da rede, já que menos “usuários pequenos” vão poder participar da validação dos blocos.

Para a blockchain a descentralização é essencial, não apenas por causa da parte fundamental da tecnologia, mas porque é através da descentralização que a rede ganha segurança.

“Nós não sabemos exatamente qual é o limite em que a imunidade de rebanho funciona contra ataques coordenados, mas existe algo que é bem claro: Mais nodes é bom, menos nodes é ruim, e nós definitivamente precisamos mais do que algumas dúzias ou poucas centenas.”, explicou Buterin.

Curiosamente, a única resposta de Elon Musk para as críticas de Buterin foi, como sempre, postar um meme mostrando a sua infinita sabedoria e seriedade sobre o mercado.

Musk responde Vitalik com meme.
Musk responde Vitalik com meme.

A verdade é que praticamente desde que a blockchain surgiu, desenvolvedores vêm tentando encontrar diferentes maneiras de escalar as possibilidades das redes de criptomoedas.

Isso nos trouxe diferentes consensos, como o PoW e de DAG e várias outras soluções que aos poucos fortalecem o mercado.

Como é de se imaginar, nenhuma dessas soluções vão simplesmente “aumentar a potencia em 10x” e pronto.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias