Vitalik Buterin recomenda criptomoeda rival do Ethereum: “Não é uma piada”

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, participando da Ethereum Community Conference (EthCC).
Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, participando da Ethereum Community Conference (EthCC).

Em participação na conferência EthCC, o fundador do Ethereum falou sobre a tão aguardada migração para Proof-of-Stake e atualizações futuras. Entretanto, o que mais chamou a atenção foi a recomendação de Vitalik Buterin para uma criptomoeda rival do Ethereum que teve melhor desempenho na última semana.

Realizada em Paris entre os dias 19 e 21 de julho, o evento reuniu diversos gigantes do ecossistema do Ethereum, mostrando que sua popularidade é um dos motivos do ETH ser a segunda maior criptomoeda do mercado.

Alguns chegaram a compará-la com a conferência Bitcoin 2022, realizada em Miami em abril deste ano, devido ao seu tamanho e número de palestrantes.

Fundador do Ethereum recomenda criptomoeda rival

Embora o Proof-of-Stake apresente algumas vantagens, muitos acreditam que o Proof-of-Work ainda seja o melhor modelo devido a sua segurança e descentralização. Dado isso, Vitalik Buterin sugeriu uma criptomoeda rival do Ethereum para quem estiver insatisfeito com a atualização.

Tentando entender a popularidade da atualização, Buterin pede ao público se alguém gostaria de cancelar a migração para Proof-of-Stake. Após uma única pessoa levantar timidamente seu braço, o fundador do ETH começa seu discurso.

“Vi uma pessoa tentando levantar sua mão, e então voltou a baixá-la por medo de ser cancelada,” brinca Vitalik Buterin. “Se você quiser cancelar o PoS, nós não vamos cancelar você.”

Seguindo, o fundador do Ethereum comenta que existem diversas blockchains que ainda usam Proof-of-Work, sendo um bom refúgio para quem acredita em tal modelo, e ainda em tom de brincadeira fala sobre a maior rival do ETH.

“Existem diversas blockchains, como o Ethereum Classic (ETC), que é o Ethereum original,” comenta Buterin em tom de deboche. “Que não traiu a visão [do projeto] ao fazer um fork [por causa] da The DAO, é uma comunidade acolhedora, e acredito que eles definitivamente receberão os fãs de Proof-of-Work.”

“Isso nem sequer é uma piada, se você gosta de Proof-of-Work, você deve usar o Ethereum Classic (ETC), é uma boa blockchain.”

Antes mesmo desta fala de Buterin, o ETC já havia superado o ETH nos ganhos semanais. Portanto, investidores já estão posicionados caso a tal esperada atualização seja um fracasso.

Um dos pontos que pode ter grande impacto é como os EUA tratam o Ethereum. Algumas pessoas acreditam que a SEC possa considerar o ETH como um valor mobiliário após tal transição, já que a moeda gerará dividendos às moedas pré-mineradas que foram parar nas carteiras da equipe.

Mais atualizações do Ethereum pela frente

Mesmo que o Proof-of-Stake seja a maior atualização do Ethereum, Vitalik Buterin também comenta que sua criptomoeda não está nem perto de sua fase final. Como comparação, chega a usar o Bitcoin como exemplo de onde o ETH está.

“A diferença entre o Bitcoin e o Ethereum é que os bitcoiners consideram que o Bitcoin está 80% completo, mas os ethereanos consideram que o Ethereum esteja 40% completo.”

Portanto, o fundador do Ethereum afirma que a próxima atualização representará um avanço de apenas 15% no desenvolvimento do projeto, chegando a 55%. Por fim, nota que o foco é atingir 10.000 transações por segundo, ao fim de todo desenvolvimento.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias