Vítima de vazamento da Ledger recebe ameaça de sequestro e assassinato

Vítima gravou ligação em que homem pede criptomoedas ameaçando sequestrar e "esfaquear até a morte" caso o valor não fosse pago.

Siga no

No último domingo (20) uma lista com dados de 270 mil clientes das famosas carteiras de Bitcoin, Ledger, foi publicada na internet. Informações como endereço completo, telefone, e-mail e nome estão acessíveis a qualquer um.

Os dados são sensíveis porque no mercado de criptomoedas é altamente recomendado que as pessoas não saiam por ai falando que possuem Bitcoin, afinal, cada moeda hoje é negociada acima de $ 24 mil. Portanto, criminosos podem identificar e preferir estas pessoas em ataques.

Isso vem acontecendo de várias formas, com golpistas no mundo todo executando os mais variados tipos de golpes, na Rússia um empresário sofreu ameaça de terrorismo caso não enviasse bitcoins, no Canadá algumas pessoas estão recebendo cartas com um pó branco e um pedido de Bitcoin, na índia uma criança foi sequestrada com um pedido de resgate de 100 bitcoins.

Todos os casos não têm relação com a Ledger, mas com situações onde os golpistas descobriram de algumas forma que as vítimas poderiam ter criptomoedas.

No entanto, depois que os dados dos clientes da empresa vazaram, uma nova onda de terrorismo digital começou a aparecer.

Ontem um usuário relatou ter recebido um e-mail bizarro onde o golpista disse ter descoberto que ele tem Bitcoin e ameaçou invadir sua casa, pedindo um resgate em Bitcoin para não cometer tal crime.

Agora, uma situação mais complexa. De acordo com um relato publicado no Reddit, a vítima do vazamento recebeu uma ligação de um homem que se diz viciado em drogas, e que descobriu que ela tem Bitcoins.

Hoje cedo recebi um telefonema de um número falso (aparecia como o número de telefone da delegacia de polícia local).

Um homem que ligou com sotaque anglo perguntou se eu era <meu nome completo> e alegou ser viciado em drogas, falou meu endereço completo e disse que sabe que tenho muitos bitcoins.

Quando questionado sobre como, ele disse que minhas informações vazaram na dark web. Eu me fiz de boba e ele acabou dizendo que comprei uma carteira de hardware.

Ameaça de sequestro e assassinato

A vítima que recebeu a ligação disse que o homem afirmou ser viciado em metanfetamina e que precisava de dinheiro para comprar mais, como ele descobriu que ela tinha bitcoins (através da lista vazada), ele exigiu 10 XMR (aproximadamente 8 mil reais) para deixar ela em paz.

Além do pedido, o homem afirmou que se o valor não fosse enviado até certa hora, ele iria a sua casa, sequestrar e “esfaquear até a morte”.

Ele me contou uma história triste sobre como ele é viciado em metanfetamina, e precisa de dinheiro para comprar mais.

Ele exigiu 10 XMR e disse que se não for enviado até a meia-noite, ele irá aparecer na minha casa, me sequestrar e ‘esfaquear até a morte e qualquer parente que more no meu endereço.'”

A vítima fez o alerta na comunidade de criptomoedas que viu 270 mil pessoas terem seus endereços expostos para todo tipo de golpista. Ela conseguiu gravar a ligação e foi até a polícia para relatar a situação.

A polícia enviou uma viatura para ficar de vigilância em sua casa, de acordo com o relato.

Consegui gravar este telefonema enquanto o colocava no viva-voz.

Fui à polícia e apresentei um boletim de ocorrência. Eles vão tentar localizar a pessoa que ligou e enviaram um carro da polícia para esperar do lado de fora. Todas as minhas portas, estão trancadas e tenho o telefone do oficial na discagem rápida.

A vítima do vazamento disse ter feito a postagem para alertar outras pessoas das campanhas de golpes que estão surgindo após o vazamento de dados. Ela disse que vai entrar em qualquer ação coletiva contra a empresa para tentar reparar os danos.

Só quero alertar a todos sobre os perigos da imprudência da Ledger. Se houver uma ação coletiva, terei o maior prazer em me juntar e enviar como prova.

ameaça assassinato ledger Imagem: Reddit
ameaça assassinato ledger. Imagem: Reddit

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Bitcoin Vs China. Imagem: Adobe Stock

Bloomberg diz que banir Bitcoin prejudicará economia da China

A China ter banido o Bitcoin foi uma das mais importantes notícias dos últimos meses e um dos mais importantes momentos para o criptomercado....
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

“Devemos investir agressivamente em Bitcoin”, diz CEO do Twitter para acionistas

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, afirmou nesta sexta-feira (23) que o Bitcoin é muito mais que dinheiro. Ele declarou ainda que vai investir...

Metrô de São Paulo ganha estátua de gorila cibernético que pede criptomoedas

Nos metrôs de São Paulo é possível encontrar diferentes pessoas e diferentes objetos, mas e se você desse de cara com um gorila cibernético...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias