A invasão de canais do YouTube por hackers que usam o espaço para aplicar golpes de criptomoedas já é algo bem comum e continua fazendo vítimas em todo o mundo. A mais recente vítima é Will Sasso, que teve o seu perfil hackeado e usado para compartilhar golpes da criptomoeda Cardano (ADA).
A conta do ator foi dominada pelos criminosos, que acabaram fazendo mudanças nas fotos de perfil e no nome.
Will Sasso já teve alguns projetos para cinema e para a televisão, sendo um dos mais conhecidos a sua versão de Howard Curly, no remake de Os Três Patetas. No entanto, ao entrar em seu perfil no Twitter, tudo o que vemos é um a foto de Vitalik Buterin, o criador do Ethereum.
O mais curioso é que essa é a segunda mudança que os hackers fizeram na conta do ator até o momento. Até pouco tempo atrás a conta estava se passando por Charles Hoskinson, o criador da Cardano.
Os hackers estavam usando a conta para promover uma oferta de 100 milhões de ADA. Em um extenso esforço para promover o golpe, os hackers passaram a enviar spam como resposta a vários posts do criador verdadeiro e também da Cardano Foundation.
Até mesmo com o perfil “sendo do Vitalik” agora, o golpe de ADA continua sendo divulgado pelos golpistas.
Também é possível encontrar o perfil fazendo propaganda de golpes envolvendo o nome Ethereum, principalmente em respostas a outros tweets. No caso, ele falou sobre a distribuição de 50 mil ETH ao responder uma postagem de Elon Musk.
Como é de se imaginar, clicar nesses links pode infectar o computador da pessoa e talvez até propagar o ataque hacker, talvez até controlar carteiras de criptomoedas instaladas no computador.
Twitter e o problema com hackers golpistas de criptomoedas
Esse tipo de golpe parece estar aumentando na rede social do pássaro azul. Na semana passada, hackers assumiram o controle da conta do Twitter da Embaixada da Índia em Omã. Eles usaram a conta para espalhar links fraudulentos de XRP depois de alterar os detalhes da conta.
Esse é o modus operandi desses golpistas, eles procuram invadir contas que possuem o selo de verificado para ajudar a dar mais credibilidade superficial para o perfil.
Esses ataques hackers são parte também do problema com robôs que a plataforma tem, sempre com dezenas de respostas a tweets de famosos, e sempre propagando golpes.
Até o momento o ator não conseguiu recuperar o perfil na rede social.