
Ciclos do Bitcoin. Fonte: TradingView.
Willy Woo, um dos analistas mais famosos do mercado cripto, acredita que o Bitcoin continuará com seu padrão de ciclos de 4 anos. Em tuíte publicado nesta sexta-feira (9), ele aponta para uma queda nos fluxos de entrada, assim como aconteceu em outros períodos.
Por hora, a comunidade está dividida sobre o assunto.
Como exemplo, Jurrien Timmer, executivo da Fidelity, concorda com Woo e afirma que o Bitcoin pode cair para US$ 65.000 neste ano.
Por outro lado, Bernstein, Grayscale, Arthur Hayes, Changpeng Zhao e PlanB acreditam que este padrão está “quebrado” e o mercado de criptomoedas passará por um rali em 2026.
O Bitcoin completou 17 anos neste mês de janeiro e, embora sua história seja breve, muitos tentam encontrar padrões para entender seu comportamento.
Em suma, o ciclo de 4 anos aponta que o Bitcoin sobe por três anos seguidos e então cai no quarto. Isso aconteceu em 2011 a 2014, 2015 a 2018 e 2019 a 2022.
Embora tenha subido em 2023 e 2024, o Bitcoin fechou o ano de 2025 em queda de 6,3%. Alguns acreditam que outubro foi um fim antecipado deste ciclo, outros defendem que três ciclos é pouco para validar um padrão e que, por consequência, o mercado subirá em 2026.
Para o analista Willy Woo, estes ciclos de quatro anos continuam valendo.
“Até o laranja subir mais ao longo de 2026 e começar a apresentar comportamentos estranhos não cíclicos, essa narrativa sobre O FIM DOS CICLOS DE 4 ANOS NÃO é sustentada pelos dados.”
“Os fluxos entrando na rede do BTC estão em queda, seguindo os ciclos passados”, explicou o analista.
Respondendo aos comentários de seus seguidores, Woo compartilha um tuíte publicado ainda em dezembro.
Ele defende que o M2 global (soma da oferta monetária global) pode cair mesmo com novos cortes nas taxas de juro pelo Fed e que mesmo que o M2 suba, o Bitcoin não necessariamente irá responder positivamente a isso.
“Claramente no gráfico, os fundos do M2 antecedem o BTC. Não os topos. É um erro achar que a aceleração do M2 vai liderar o BTC perto do fim do ciclo”, comentou Woo.
Comentários