130 mil pessoas tiveram os olhos escaneados para ganhar criptomoedas de graça

Siga no
Olho com Bitcoin
Olho com Bitcoin

A Worldcoin é um projeto que pretende distribuir criptomoedas de forma justa. Para evitar falsificações de identidade, o plano da empresa é escanear a retina ocular das pessoas e então salvar os dados em blockchain.

Os testes começaram em maio deste ano e segundo o site da Worldcoin mais de 130.000 pessoas já tiveram seus olhos escaneados para receber a criptomoeda. A média é de 700 novas pessoas por semana, tendo um pico máximo de 1.400 por esfera.

Segundo a empresa, ela adota políticas rígidas de privacidade, onde a foto da retina é apagada após ser transformada em um código, que serve para verificar a tentativa de cadastro duplo.

A Worldcoin não é a Worldcoin

Antes de prosseguirmos, é importante lembrar que a Worldcoin, encontrada em sites como CoinMarketCap e CoinGecko, não é o token do projeto que pretende escanear os olhos das pessoas. Então não a compre pensando que seja.

Esta Worldcoin, que já é negociada, é uma cópia do Bitcoin que surgiu em 2013. Já o token da Worldcoin referido neste artigo ainda não é negociado em nenhuma exchange, atualmente ela é uma solução de segunda camada do Ethereum.

Como o escaneamento funciona

O escaneamento é feito através de uma esfera que contém uma câmera de alta resolução, como mostrado na imagem abaixo, e já é encontrada em quatro continentes, incluindo a América do Sul, todavia esta esfera se encontra no Chile.

Além do Chile, outras esferas estão localizadas no Quênia, Indonésia, Sudão, França, India e outros. Caso você deseje ser um operador de esfera, você pode cadastrar-se no site da Worldcoin.

Esfera da Worldcoin escaneando retinas. Fonte: Worldcoin.org

Segundo os desenvolvedores do projeto, as informações da íris são convertidas em um código chamado de IrisHash e a imagem original da íris não é armazenada em nenhum lugar. Mesmo assim é possível verificar se um olho já foi utilizado anteriormente usando os dados salvos.

A proposta da Worldcoin

A proposta da empresa é estimular a adoção das criptomoedas e melhorar a distribuição delas através de um sistema que contém poucos pontos de falha em relação a fraudes de identidade.

O plano da Worldcoin é conseguir trazer bilhões de pessoas para o mundo das criptomoedas. Sua estimativa de falha de rejeição, por falsos positivos, é de 0,05% por cada bilhão.

Crescimento da adoção da Worldcoin. Fonte: Worldcoin

Segundo a CoinDesk, a empresa arrecadou 25 milhões de dólares de vários gigantes da indústria, como Coinbase, Andreessen Horowitz da a16z, Digital Currency Group (dona da própria CoinDesk) e até mesmo de Reid Hoffman, cofundador do LinkedIn. Hoje a empresa está avaliada em 1 bilhão de dólares.

Embora a ideia pareça invasora em termos de privacidade para algumas pessoas, o seu rápido crescimento mostra que grande parte da população parece não ter medo que seus dados sejam usados de alguma maneira.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Bitcoin na frente com traders desfocados ao fundo

Para Elon Musk, operar criptomoedas alavancado é “loucura”

O bilionário Elon Musk concordou com uma explicação sobre operar Dogecoin e criptomoedas alavancado no mercado é situação de alto risco para investidores. Operações em...
South-Park-Bitcoin

South Park imagina futuro com Bitcoin: “confiamos em esquemas Ponzi”

Qual desenho melhor para prever o futuro? South Park ou Os Simpsons? Ambos praticam a arte de tentar prever como será o mundo, oferecendo...

Carros de luxo são apreendidos em operação contra fraude com criptomoedas em Manaus

Na manhã deste sábado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Blockchain Fake para cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias